Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
A Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa de Sergipe realizou na manhã desta quinta-feira, 6, a sua primeira reunião. Entre outros assuntos discutidos, destaque para a construção do Planejamento Anual da Frente Parlamentar.
Um das ações já anunciadas pela frente é a de realizar visitações aos municípios de Sergipe que atuam junto à instituições que fazem ações de proteção à mulher. Como fruto da reunião, a frente definiu que os municípios de Lagarto e o de Estância serão brevemente visitados por serem municípios que prestam serviços de proteção à mulher, a exemplo da Ronda Maria da Penha. A ronda tem o objetivo de contribuir para a redução da violência contra a mulher e está interligada à Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.
“Nosso papel não é fiscalizar essas instituições, e sim buscar fortalecê-las em seus objetivos. Daremos suporte para que elas continuem a realizar suas ações que visam proteger a mulher, vítima de violência. Queremos ajudar a solucionar problemas e com isso ajudar a sociedade sergipana”, explicou a deputada Maísa Mitidieri (PSD) que é a presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres.
Reunião ampliada
De acordo com a vice-presidente da frente, Kitty Lima (REDE) a primeira reunião foi uma oportunidade de abrir ideias e promover ações. “Como resultado da reunião de hoje já marcamos para o dia 16 de junho uma reunião ampliada, que contará com a participação de toda a rede de proteção à mulher vítima de violência. Essa reunião eu puxei para a frente enquanto presidente da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos e Cidadania”, externou a deputada. Kitty enfatizou ainda que os municípios que ainda não têm instituições ou não prestam serviços voltados para proteção à mulher vítima de violência serão estimulados a iniciarem ações nesse sentido.
Presenças
Participaram da reunião, além da presidente da frente parlamentar, Maisa Mitidieri, e da vice-presidente, Kitty Lima, os deputados Georgeo Passos (REDE), Diná Almeida (PODE) Maria Mendonça (PSDB), juntamente com seus assessores, participaram da primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres.
Fotos: Jadilson Simões