O ‘Abril Laranja’ é um movimento criado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) que dedica ao mês de abril ações para sensibilizar, conscientizar e prevenir a crueldade contra animais. Por essa razão, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou no dia de ontem, 8, lei municipal de nº lei 5.194/2019 de autoria da deputada estadual Kitty Lima (REDE), que à época era vereadora da Câmara Municipal de Aracaju.
De acordo com texto da lei sancionada, “fica estabelecido que a prefeitura de Aracaju, durante o mês de abril, desenvolverá ações de alerta e conscientização da população sobre maus-tratos com animais, contribuindo para a redução de casos de maus-tratos, ampliando o debate sobre o problema e estimulando programas e ações na área da educação e da prevenção”.
Para a deputada, ex-vereadora, o momento é de muita alegria. “Aracaju vem atrasada nessas questões, há dois anos o projeto foi apresentado e aprovado na câmara. Mas quero agradecer ao prefeito de Aracaju pela sanção dessa lei que se dedica a prevenção da crueldade contra o animal”, disse Kitty.
Macambira
Na oportunidade, a deputada Kitty reclamou sobre atitude da secretaria de Saúde do Município de Macambira, que orientou a não alimentação de animais de rua. “Não existe fundamento legal para proibir de alimentar um animal na rua. Querem proibir a população de alimentar os animais. Do mesmo jeito que o ser humano tem fome os animais de rua também têm. A secretaria de saúde de Macambira quer proibir essa atitude de alimentar. Além de ser uma ação de constrangimento com a população, comete um crime de crueldade, pois eles têm fome. Esse não é o primeiro município que manda parar de alimentar os animais”, reclamou a deputada.
Foto: Jadilson Simões