logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Combate ao Câncer Infanto Juvenil é destaque na Alese

Esclarecer e incentivar o diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil através de ações educativas por meio de debates e outros eventos sobre as políticas de atenção integral às crianças com a doença faz parte das lutas do deputado estadual Georgeo Passos (Rede).

Georgeo Passos propôs na Alese PL nº 34/2018 a instituindo o “Dia Estadual do Combate ao Câncer Infanto Juvenil”, que deve ser comemorado anualmente no dia 23 de novembro. A proposta foi aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada em lei nº 8.401, publicada no Diário Oficial nº 27.926, de 19/04/2018.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer pediátrico (de 0 a 18 anos de idade) representa 3% do total da doença em adultos. Já os cânceres do sangue, como a leucemia e o linfoma, estão no topo da lista dos mais recorrentes. Veja: Leucemias (33%); Tumores do sistema nervoso central (20%); Linfomas (15%); Neuroblastoma (8%); Tumor de Wilms, dos rins (6%); Tumores de partes moles (6%); Tumores ósseos (5%); Retinoblastoma, nos olhos (3%).

O diagnóstico precoce da doença e do adolescente faz toda a diferença, uma vez que o câncer costuma dar sinais e se desenvolver rapidamente. Contudo, com os avanços da medicina, as chances de cura na atualidade, podem chegar até a 70%, se comparado ao adulto.

Ainda com dados do INCA, o câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Ou seja, anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária.

 

Por Luciana Botto- Rede Alese com informações do Inca
Foto: Reprodução do JM on line

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo