Após vários embates que ocorreram na Assembleia Legislativa de Sergipe sobre a dificuldade de pacientes com Câncer estarem sendo tratados no Estado de Alagoas, os deputados puderam comemorar importante conquista anunciada na manhã de hoje, 17 de agosto, na sala de reuniões da Casa Legislativa, pelo governador de Sergipe, Jackson Barreto.
Durante a solenidade de assinatura do contrato, o secretário-adjunto de Saúde, e então superintendente do Hospital de Sergipe, HUSE, Luiz Eduardo Prado, explicou que agenda de Agosto, com Hospital Chama, em Arapiraca, continuará. “A partir de setembro esses pacientes já iniciarão o seu tratamento em Sergipe, com ato que está sendo assinado na data de hoje entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, com a Clinradi. Em média, 30 pacientes mensais serão atendidos pela Clinradi. Com o novo acelerador que está chegando de Brasília, a fila de espera para tratamento com 243 pacientes, essa fila será adiantada, uma fila que a gente quer estar muito próximo de zero”, explicou o gestor.
Também, quem comemorou a assinatura do convênio na manhã desta quinta-feira foi a presidente da AMO, Conceição Balbino. ” Eu vejo uma necessidade que agora é suprida. Nossos usuários vão deixar de sair do Estado, serão atendidos aqui. Esse convênio vem atender uma demanda que há muito tempo vinhamos reivindicando ao Governo do Estado”, enfatizou Balbino.
Qualidade técnica
Clínica tem um dos três melhores aparelhos da América Latina, foi o que explicou o sócio proprietário da Clinradi, o médico Roberto Gurgel. “A qualidade técnica dos equipamentos é uma coisa espetacular, a qual envolve toda a tecnologia de preservação de órgãos durante a radioterapia, Tudo isso, sem sair do seu Estado. Mais de 200 pacientes estão na fila de espera para receberem o tratamento. E a cada semana entra mais, a tendencia é aumentar esse número. Então vamos abrir mais um turno, iremos abrir á noite a fim de atender esses pacientes necessitados”, salientou Gurgel.
Bastante concorrida, reunião contou com a participação do governador e do vice-governador do Estado; dos parlamentares da Casa Legislativa; dos sócios da Clínica Clinradi; das instituições que cuidam de pacientes com câncer, como a AMO e Avósos; e da Imprensa sergipana.
Por, Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões