O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, mas mãe merece ser amada, respeitada e admirada em todos os dias do ano. E para homenagear as mães do Programa Conexões do Bem, o deputado Moritos Matos participou das atividades realizadas no Conjunto Marcos Freire II, em Socorro, e no Bairro Lamarão, em Aracaju. “Além das atividades de zumba, fit dance e pilates as mulheres nesse dia também puderam aproveitar um dia de beleza. Parabéns a todas as mães e que Deus abençoe cada vez mais a vida delas”, ressalta o deputado Moritos Matos.
De acordo com a professora de pilates solo e funcional, Shirlei Oliveira, essas atividades ajudam a melhorar a funcionalidade da terceira idade. “Amenizam as dores, melhora a postura, coordenação, equilíbrio, além de favorecer a interação social, melhorando a qualidade de vida. O treino funcional promove a perda de caloria e tonifica a musculatura”, explica Shirley. Ela realiza atividade de pilates na Paróquia São Marcos Evangelista, no Marcos Freire II, em Socoro, com alunos de 35 a 70 anos. Em média por turma são 40 alunos. “Também dou aula de funcional no Japãozinho e no Lamarão, em Aracaju para alunos de 25 a 70 anos. E a importância maior do Programa Conexões do Bem com essas atividades é o de melhorar a qualidade de vida dos participantes”, ressalta Shirlei.
A aluna Gesilda Nunes Guimarães, do Marcos Freire II, considera o Programa Conexões do Bem algo muito especial. “É um trabalho que prepara o ser humano tanto para uma saúde melhor como para uma convivência melhor. Aqui eu descobri muita coisa boa que a gente pode aproveitar para a nossa a vida. Sem contar que o trabalho de toda a equipe é muito bem feito. Um trabalho de dedicação e compromisso com o ser humano. Essa homenagem ao dia das mães é muito especial, porque mãe não tem definição. Mãe representa o amor”, enfatiza Gesilda.
No Lamarão três Marias também participam do Programa. O trio faz zumba semanalmente. “Essa atividade faz um bem danado a minha saúde. Espero que o programa seja permanente”, enfatiza a dona de casa, Maria de Melo Alves, 52 anos. Já a doméstica Maria Gerivanda Ribeiro, 47 anos, está amando fazer zumba. “Eu gosto demais dessa atividade”, afirma Maria de Melo.
A terceira delas é Maria de Lourdes da Silva, 54 anos, que se pudesse faria até outras atividades. “Tenho diabetes, pressão alta, problema de tireoide e o médico sempre me disse para fazer alguma atividade e através desse Programa Conexões do Bem eu passei a realizá-las. É maravilhoso, queria que tivesse todos os dias”, enfatiza Maria.
A professora de zumba, Jéssica Miriam Alves de Lima, desenvolve essa atividade nos Bairros 18 do Forte, Lamarão, Japãozinho, em Aracaju e também no Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. “Participam da zumba crianças de cinco anos até idosas de mais de 70. E cadeirantes também realizam essa atividade. Isso é muito importante para a saúde, porque melhora a qualidade de vida desses alunos, ajuda a diminuir o estresse e deixa todos muito felizes”, pontua Jéssica.
Em cada localidade Jéssica tem de 40 a 50 alunos. E o público masculino também participa. “Incentivar a prática esportiva, promover o lazer e proporcionar conhecimento são os objetivos desse Programa. O meu compromisso é com o povo”, afirma o deputado Moritos Matos.
PROGRAMA CONEXÕES DO BEM
O Programa Conexões do Bem é de autoria do deputado Moritos Matos (PROS) e foi criado em fevereiro de 2017, com o intuito de promover cursos gratuitos para a Comunidade. O programa agrega educação, esporte e cultura. Com aulas de funcional, pilates, zumba, inglês, química, física, música e caratê. O Conexões do Bem acontece na Paróquia São Marcos Evangelista, no Conjunto Marcos Freire II em Nossa Senhora do Socorro e na Capela Nossa Senhora Aparecida, Bairros Lamarão e Coroa do Meio, em Aracaju.
Além do Programa Conexões do Bem, o deputado Moritos Matos também apoia o Projeto Fumaça Zero/Japãozinho, no Bairro Japãozinho, zona norte de Aracaju, que conta com aulas de capoeira, zumba, funcional, caratê, futebol de salão e alfabetização. E ele ainda colabora com o Projeto Movimenta-se Zona Norte, que promove aulas de Fit Dance e Zumba, na Praça do Bairro 18 do Forte, em Aracaju.
Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Fotos: Assessoria