A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediou, na noite desta quinta-feira (15), no auditório da Escola do Legislativo (Elese), a cerimônia de premiação “Melhores do Ano 2025” do Futebol 7 Sergipano. O evento foi realizado pela Federação Sergipana de Futebol 7 (FSEFUT7), com apoio institucional da Alese, por meio do mandato do deputado Georgeo Passos (Cidadania), e reuniu atletas, dirigentes, treinadores, familiares e representantes do poder público em um momento de celebração, reconhecimento e valorização do esporte no estado.
A solenidade teve como objetivo homenagear o desempenho de equipes, atletas e gestores que se destacaram ao longo da temporada, contemplando todas as categorias de base e adulto, nos naipes masculino e feminino, reforçando o papel do esporte como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano em Sergipe.
Entre as autoridades presentes estiveram o deputado estadual Georgeo Passos; a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas; o secretário municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju, Áquiles Silveira; o secretário de Esportes do município de Frei Paulo, Wladimir Dantas Souza; além de dirigentes da federação, atletas homenageados e seus familiares.
Durante o evento, o deputado Georgeo Passos foi homenageado e destacou a importância da união entre o poder público e as entidades esportivas para o fortalecimento do futebol sergipano, com atenção especial ao futebol feminino.
“Eu acho que é muito importante, cada vez mais, que a gente some o poder público com essas pessoas que fazem o futebol. Assim, a gente cresce, envolve mais pessoas e desenvolve o Estado de Sergipe. O futebol feminino pode crescer muito mais. É fundamental a participação da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, dos municípios e também da Federação, que é quem realiza as competições durante todo o ano”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda o caráter simbólico e celebrativo da premiação, que reconhece o esforço e o talento dos protagonistas da modalidade.
“Hoje é uma noite festiva, uma noite de comemoração do que aconteceu no ano passado. Aqui estão as pessoas que foram os craques, os destaques, e as destaques também. No meu caso, ver minha filha Giovanna sendo homenageada nos deixa muito felizes, porque sempre estivemos apoiando o futebol feminino”, disse.
Georgeo Passos também compartilhou sua vivência pessoal como motivação para atuar na defesa e promoção do esporte feminino dentro do parlamento.
“Quem fez com que eu trabalhasse essa temática aqui na Assembleia foi justamente ela. Acompanhando os jogos, vendo de perto as dificuldades que as meninas enfrentavam, a gente percebeu a importância e a necessidade de falar cada vez mais sobre isso. O futebol masculino sempre teve muito espaço, mas o futebol feminino precisa de visibilidade. E, enquanto mandato, a gente vem colaborando com isso, junto à federação e a outros parceiros que trabalham o futebol feminino em Sergipe”, completou.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressaltou o papel essencial do poder público no incentivo às práticas esportivas e destacou o futebol feminino como uma das prioridades da política esportiva estadual.
“O papel do poder público é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade, e no esporte não é diferente. O Governo do Estado de Sergipe tem apoiado e incentivado cada vez mais o esporte como um todo, e o futebol feminino é uma bandeira que a gente levanta”, pontuou.
Mariana Dantas também fez questão de reconhecer a parceria institucional entre os poderes Executivo e Legislativo.
“Precisamos agradecer a toda a nossa bancada, à Alese, a Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, por ter esse olhar em parceria com o Poder Executivo. Legislativo e Executivo, juntos, de mãos dadas, para que a gente faça chegar as verdadeiras políticas públicas à sociedade”, destacou.
Ao comentar a importância da premiação para o cenário esportivo sergipano, a secretária enfatizou o impacto positivo da valorização de atletas e ídolos locais.
“Momentos como esse são fundamentais para o Estado de Sergipe, especialmente para o futebol feminino. Quando a gente realiza a noite dos melhores do ano, estamos divulgando talentos, trazendo ídolos. Eu falo sempre da importância de termos nossos ídolos locais, porque eles são verdadeiros transformadores e incentivadores. Quando temos alguém de inspiração ao nosso lado, fica muito mais fácil seguir esse caminho. Por isso, iniciativas como essa são essenciais para propagar boas práticas e boas histórias”, concluiu.
Entre os destaques da noite esteve a atleta Giovanna Passos, homenageada pelo desempenho na categoria sub-13 do futebol de campo, defendendo a equipe do Del Rey Futebol. Em seu depoimento, ela falou sobre sua trajetória no esporte e deixou uma mensagem de incentivo para outras meninas.
“Eu sempre gostei muito de esporte, desde pequena. Sempre gostei muito de bola. Comecei com o incentivo do meu tio e, aos poucos, fui evoluindo, entrei em uma escolinha, ganhei vários títulos e hoje estou sendo reconhecida como a melhor jogadora da temporada”, relatou.
“Para outras meninas, a mensagem é: se você se esforçar, você consegue chegar onde quiser. Não é porque você é mulher que não pode praticar esse esporte, que é o futebol”, reforçou.
A presidente da Federação Sergipana de Futebol 7, Patrícia Cintra, destacou que a premiação é resultado de um trabalho contínuo de valorização do esporte amador em Sergipe.
“Essa iniciativa foi pensada para valorizar os atletas e as equipes amadoras do nosso estado, enfatizando o ano que elas tiveram, as campanhas, o esforço para participar das competições. Muitas equipes representaram Sergipe de forma brilhante, conquistando títulos em campeonatos brasileiros e na Copa do Nordeste. Esse é o momento de celebrar essas conquistas”, explicou.
Ela também ressaltou o investimento da federação nas categorias de base e no fortalecimento do futebol feminino.
“Nós fomentamos o esporte através das competições, desde o sub-11 feminino até o adulto. Esse trabalho tem sido possível com o apoio do deputado Georgeo Passos, que sempre esteve ao nosso lado. Além das competições, buscamos desenvolver projetos, promover palestras e trazer pessoas de fora para conversar e inspirar nossas atletas”, acrescentou.
A vice-presidente da Federação Sergipana de Futebol 7, Carla Andréa Santana, reforçou o caráter simbólico do reconhecimento concedido durante a cerimônia.
“Esse evento é muito importante porque atletas e professores se sentem homenageados e reconhecidos pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano. É uma oportunidade de estarem entre colegas, compartilhando e mostrando tudo o que foi conquistado”, afirmou.
“No feminino, temos campeões brasileiros sub-17 e sub-15, vice-campeões da Copa do Nordeste, atletas convocadas para a seleção brasileira. Tudo isso precisa ser valorizado e mostrado, e esse momento é exatamente para isso”, completou.
Entre os homenageados também esteve o jovem atleta João Vitor Matos, de 13 anos, do Real Sergipe, que celebrou o reconhecimento estadual.
“Esse reconhecimento representa tudo. Eu jogo desde os sete anos de idade e ser reconhecido pelo meu estado como melhor jogador é uma experiência muito boa”, destacou.
“Em 2025 enfrentamos muitos desafios, como disputar o Brasileiro com apenas dois reservas e, ainda assim, chegar à final. Ser vice-campeão brasileiro e campeão sergipano, além de ser eleito o melhor jogador, foi recompensador demais”, concluiu.
O treinador Sérgio Farias, responsável pelas categorias sub-13, sub-15 e sub-17 da equipe Del Rey, também foi um dos homenageados da noite e celebrou os resultados alcançados e o apoio recebido.
“Esse reconhecimento representa todo o esforço de uma equipe inteira: comissão técnica, atletas e todo o trabalho realizado, com apoio de patrocinadores. É muito gratificante, ainda mais sendo o primeiro ano do Del Rey e o primeiro ano que eu assumi o feminino. Foi um grande desafio, mas graças a Deus deu tudo certo”, afirmou.
“O Del Rey foi campeão estadual sub-13 e sub-15 e campeão brasileiro sub-15. O papel do poder público no incentivo ao futebol feminino aqui em Sergipe é nota 10. Tivemos apoio da rede pública estadual, municipal, da federação e do deputado Georgeo Passos, um grande incentivador do futebol feminino em nosso estado”, finalizou.
Valorização do esporte e fortalecimento de políticas públicas
A cerimônia “Melhores do Ano 2025” reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa de Sergipe com o fortalecimento do esporte, a valorização dos atletas e o incentivo a políticas públicas que promovam inclusão, igualdade e desenvolvimento social por meio do futebol.
Fotos: Athur Arthur D’Avila / Agência de Notícias Alese
































