logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Livro “Novas Leituras de Sergipe” é lançado durante o “Encontro com o Autor Sergipano”

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), por meio da Escola do Legislativo João de Seixa Dória (Elese), promoveu, nesta quarta-feira (26), mais uma edição do “Encontro com o Autor Sergipano”. O evento foi realizado na Biblioteca Governador Marcelo Déda e contou com o lançamento do livro “Novas Leituras de Sergipe”, da doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis) e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Andreza Santos Cruz Maynard.

O evento marca o encerramento das atividades culturais  da Elese de 2025, já que as escolas, público-alvo das ações, estão com seus calendários de eventos quase finalizados. O evento foi aberto com uma apresentação do Coral da Alese (Corales) que cantou músicas natalinas. 

O coordenador de Assuntos Culturais da Elese, Beneti Nascimento, destacou a importância do evento para aproximar o público da produção literária sergipana. “Este é um espaço de diálogo entre o escritor e o público. A literatura sergipana, muitas vezes desconhecida, ganha visibilidade. Esse encontro é uma oportunidade para celebrarmos nossa história e cultura”, afirmou.

Para o coordenador da Biblioteca da Elese, Celson Iris, o projeto visa fortalecer a literatura local. “A ideia é dar visibilidade aos autores sergipanos, permitindo que eles apresentem suas obras e compartilhem suas experiências. Isso enriquece nosso acervo e proporciona ao público acesso a textos de grande profundidade, mas ainda pouco conhecidos”, explicou.

Inclusão e Diversidade

A autora Andreza Santos Cruz Maynard explicou que a obra é uma coletânea de textos de diversos autores e que busca ser acessível, incluindo leitores com baixa visão. “O livro reúne várias vozes sobre a história, cultura e patrimônio de Sergipe. Ele tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e se preocupa com a inclusão, oferecendo uma linguagem simples e acessível para um público amplo”, comentou.

Compromisso com a cultura sergipana

O secretário Especial de Estado da Cultura, Valadares Filho, também prestigiou o evento e ressaltou a importância de aproximar o público da literatura sergipana. “É fundamental valorizar nossa cultura e história. A literatura sergipana é uma ferramenta poderosa para reforçar o nosso pertencimento e a riqueza cultural do estado”, afirmou.

A professora Sheila Farias, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFS, destacou a relevância de eventos como esse para a divulgação da literatura local. “Iniciativas como essa são fundamentais para aproximar a produção literária de Sergipe dos leitores e valorizar a história do nosso estado”, concluiu.

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

 

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo