Da Escola do Legislativo/ Por Rosângela Dória
O Projeto ‘Encontro com o autor sergipano’, da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, recebe, no dia 16 de novembro, às 15h, na biblioteca da Elese, o autor Antônio Saracura com a obra: Menino Amarelo. Saracura nasceu no povoado Terra Vermelha, em Itabaiana, em 1945 mas começou, como ele mesmo se define, tardiamente no exercício da escrita. Pertence à Academia Sergipana de Letras, à Academia Itabaianense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
Economista de formação e escritor por missão, Saracura publicou: ‘Os Tabaréus do Sítio Saracura’, (romance, 2008, 2010, 2012, 2014, 2019), ‘Meninos que não Queriam ser Padres’, (romance, 2011, 2016), ‘Minha Querida Aracaju Aflita’ (crônicas premiadas, 2011, 2018, pela Secretaria de Cultura de Sergipe, 2010), ‘Tambores da Terra Vermelha’ (contos, 2013), ‘Os Ferreiros’ (contos, 2015) e ‘Os Curadores de Cobra e de Gente’ (romances em cordel, 2017), ‘Pássaros Entardecer (romance, 2019), ‘O Menino Amarelo’ (contos, 2022).
‘O Menino Amarelo’ conta com 29 contos azougados que falam da mina de pedras de amolar descoberta no Ceilão de Campo do Brito; do cangaceiro Mourão Mole que se esconde nos becos sombrios de Aracaju com medo das Volantes; do cachorro Lambe Loiça experimentador de prato-feito; dos velhos católicos e dos carolas de oportunidade; dos poderes malignos da esposa e do poder sagrado do padre Pedro que consegue trazer Jonas do além para lhe entregar a chave do Céu.
O evento é aberto ao público e conta com pesquisadores, professores, estudantes e demais amantes da literatura sergipana. É uma oportunidade de encontro entre autor e o público para que a obra possa ser apresentada e discutida.
Foto: arquivo pessoal