logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Poder Legislativo participa da maior vitrine do agronegócio do Nordeste

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Junto ao governador Fábio Mitidieri, secretariado e diversos parlamentares do Poder Legislativo, o Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), participou na tarde de ontem (3) do Sealba Show, o maior evento de agronegócios do Nordeste. A feira agro foi  iniciada no dia 1º, no município de Itabaiana, e será encerrada neste sábado, dia 4 de fevereiro. Com a Sealba, a região Agreste de Sergipe já é considerada a maior vitrine do agronegócio, ficando entre as três maiores da Região Nordeste em volume de negócios.

Para o presidente da Alese, Jeferson Andrade, o agronegócio no Brasil tem sido o propulsor da economia.

O Sealba é formado pelas siglas dos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, onde reúne o total de 171 municípios com maior potencial agrícola. Durante os quatro dias, de 1º a 4, a Feira vem  reunindo produtores rurais, autoridades, técnicos, empresas do ramo agrícola e veículos de comunicação, que se voltam ao campo para tratar da relevância da agricultura e marcar o início do plantio de mais uma grande safra de grãos para a região.

Diante da relevância do agronegócio para a economia de todo o País, o Presidente da Assembleia Legislativa (Alese) lembra que a pandemia de coronavírus provocou abalos nos mercados globais, paralisando atividades econômicas no mundo todo, com impactos na produção industrial, comércio, emprego e renda. Ele defende que os impactos pós-pandemia da recessão econômica do Brasil foram amenizados por meio das atividades do agro.

O governador Fábio Mitidieri afirma que a Sealba tem o maior investidor do agronegócio, que é o Governo do Estado

“Sabemos da importância do agro para o Brasil, principalmente no nosso Estado. Sabemos que neste pós-pandemia foi o agro que basicamente sustentou nosso País, por conta da sua atividade quase cotidiana, 24 horas por dia. Ficamos muito felizes de termos tantos parceiros para isso, além de Sergipe, o Estado da Bahia, o Estado de Alagoas, e o incentivo, pois estamos vendo aqui vários deputados estaduais, o Governador do Estado apoiando este empreendimento que já chamamos do nosso Estado. Sabemos que ainda está na segunda edição, mas já estamos prevendo vários anos dela, e ficamos muito felizes como Presidente da Assembleia em prestigiar esse grande movimento do agronegócio, e dizer que a Casa, a Assembleia Legislativa, com seus 24 deputados, daremos total apoio à Sealba, e principalmente ao agronegócio”, declarou Jeferson Andrade.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresce ano após ano. Já, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o setor tem um saldo positivo de 140,9 mil novas vagas de trabalho no ano de 2021. 

Líder do Governo, Cristiano Cavalcante apoia iniciativa da feira agro

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri,  exaltou a importância de estímulos e parcerias para o setor, e externou que Sergipe terá apoio do Governo do Estado para potencializar a economia gerada pelo agro, produtividade agrícola e pecuária responsável também pelo desenvolvimento do Estado. 

“Eu falava da força do agronegócio, a força da Sealba. A Sealba é a terceira maior feira de agronegócios do Nordeste. Mas neste final de semana aqui em Itabaiana, a grande Feira do Brasil é a Sealba. Sergipe, Bahia e Alagoas mostrando aí toda a sua força. Estão de parabéns o Ivan, a Faese e todos os que fazem este grande evento, e eu estou feliz em poder participar e dar o maior patrocínio da Sealba, que é do Governo do Estado, através do Banese”, declarou Mitidieri.

De acordo com o  presidente da Federação de Agricultura do Estado de Sergipe (FAESE), Ivan Sobral, nesta 2ª edição do evento, 160 marcas estão reunidas no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, depositando novidades na tecnologia, lançamentos e a principais tendências do setor. Com o dobro de área em relação à primeira edição, o Sealba Show 2023 ocupa uma área de 65 mil metros quadrados.

O deputado Luizão Dona Trumpi parabeniza iniciativa

Durante a participação no evento, o Legislativo e o Executivo de Sergipe participaram de palestra sobre as principais pautas do Agronegócio no Congresso Nacional. Na ocasião, parlamentares, secretários de Estado e municipais, investidores e produtores rurais,  apreciaram palestra proferida por ​Nilson Leitão, presidente do IPA (Instituto Pensar Agro).

Também na feira, o Líder do Governo, o deputado Cristiano Cavalcante (UB), destaca que a Sealba se soma como importante acontecimento para alavancar a economia do estado, uma vez que o agronegócio abrange toda a cadeia produtiva da agricultura e da pecuária.

“Sem dúvida alguma, um grande evento que reúne os três estados, Sergipe, Alagoas e a Bahia. A gente pode ver a pujança do agronegócio, a pujança  na nossa região Agreste aqui em Itabaiana, reunindo expositores de todo o Brasil, tanto de implementos agrícolas quanto de maquinário, gerando emprego, trazendo renda e dando uma cara nova para a economia do estado. Então, é um  momento de muita alegria. Estamos assumindo um mandato agora e já pode ver o desenvolvimento do nosso Estado, o apoio do Governo do Estado aqui também, do Sebrae, enfim, todos juntos, irmanados, para o desenvolvimento da nossa região e o nosso Estado também”,  declarou o parlamentar.

O deputado Luciano Bispo revela que feira vem incrementar a economia do Estado

O deputado Luizão Dona Trampi também prestigiou o evento, e parabenizou a iniciativa como forma de alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. ” É uma das maiores feiras do Brasil, e a presença do parlamento sergipano  foi de  extrema importância pois vários deputados puderam  conhecer a dimensão do agronegócio, e o quanto temos que trabalhar para fortalecer esse segmento. Costumo dizer que o agronegócio é a locomotiva do nosso país, é um segmento que precisa ser respeitado, levado em consideração, porque é o agro que sustenta o nosso país. Ao lado do nosso governador Fábio Mitidieri, um homem que vem do do agro também, e eu tenho certeza que ele vai trabalhar muito mais para poder fortalecer mais ainda o agronegócio. E eu como deputado estadual estarei à disposição, com o meu gabinete aberto, para receber todos e qualquer um que precisar chegar lá, procurar a nossa ajuda, vamos contribuir não só o agro, mas também como qualquer segmento aí da sociedade”, externou o deputado Luisão.

O deputado Luciano Bispo, filho da região Agestre, esteve também na feira do agronegócio em Itabaiana. Para ele, a Sealba é referencia para o agronegócio de todo o Nordeste. “O que estamos vendo aqui é algo fora do comum, algo que vai ajudar o agronegócio sergipano e para o Brasil. O governador deu total apoio à Sealba, que  feira venha ser um grande incremento da economia de Sergipe e  para todo o Nordeste”, frisou o ex-presidente da Alese.

Comitiva da Alese e do Executivo em visita ao Frigorífico Serrano. Foto: Arthur Soares/Governo de Sergipe

Agenda

O presidente da Alese também visitou empreendimentos. Pela manhã, ele esteve no Frigorífico Serrano, acompanhando expansão da empresa.  O frigorífico Serrano, situado no Povoado Lagoa do Forno, no município de Itabaiana, inaugurou nesta sexta-feira, 03, a sala de desossa que vai atender as distribuidoras de carnes congeladas em todo o estado.

 

Fotos: Joel Luiz-Agência Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo