Por Stephanie Macêdo – Agência Alese
Por meio do ‘Workshop Pro Music Business 360’, artistas sergipanos, envolvidos com a diversidade da cultura musical, puderam desfrutar de amplo conhecimento sobre o mercado da música. Ministrado pelo renomado produtor cultural Bono da Costa, o curso oportunizou o desenvolvimento de habilidades e estratégias teóricas e práticas acerca da gestão de carreiras artísticas, modelos de negócio entre artistas, empresários e bookers. Promovido pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Worhshop foi iniciado no final da tarde desta terça-feira, 7 de junho, e finalizado às 22h. O evento ocorreu na Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese)
O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Irineu Fontes, revela que o Workshop é uma oportunidade de qualificação, e que, desta vez, o curso buscou contemplar os profissionais da música.
“Com os 18 anos da TV Alese, e com todo o caminho que a Escola do Legislativo vem traçando, através da gestão do presidente da Alese, Luciano Bispo, buscamos trazer um especialista em mercado, mostrando como é de fato sobreviver da música. Quais necessidades, interesses, problemas e soluções do setor. Esse é um dos caminhos da Alese, levar para a sociedade formas de as pessoas terem melhores empregos e renda em suas carreiras e agora foi escolhida a música, mercado tão importante, não só para Sergipe como para o Brasil”, externou.
O produtor musical Bono da Costa conta que curso aponta estratégias eficazes e essenciais para o mercado da música. Durante o curso, os participantes são instruídos a elaborarem o planejamento de carreira; de como realizar turnês (nacional e internacional); da preparação do material de venda de shows para pequenos e grandes eventos e ainda, como fazer negócios na indústria musical e network. entendendo quem é quem no ecossistema musical.
Bono explica que tudo parte de um planejamento. “Se tem a carreira de medicina, por exemplo. Esse profissional se especializa e tem uma ideia de quando irá ganhar. Na música não se tem isso, não tem esse parâmetro. Basicamente é medido da maneira que se relaciona, da maneira que você se vende, vende o produto da sua criação. Então, planejamento é tudo. E como não planejar sua carreira? Ou entregar a sua carreira a alguém sem planejamento? É necessário projetar tudo isso no papel, com números”, enfatiza.
Confessa que as estratégias apresentadas no curso foram consolidadas através de suas experiências no mercado da música. “Foram momentos de derrotas e vitórias, acertamos um dia e erramos no outro.Mas tudo parte do planejamento, e mesmo com o planejamento se erra, contudo, o erro é maior sem ele, tudo fica mais obscuro”, explicou Bono, que tem especialização em Management Musical e em Criação, Planificação e Evaluação de Projetos Culturais pela Universidad Europea Miguel Cervante, e é Mestre de World Music e Coaching Musical pela Esneca Business School, ambas as instituições da Espanha.
Na bagagem, em seus 23 vinte e três anos de atuação, o produtor visitou 25 (vinte e cinco) países, e conta com participação em Festivais e Feiras ao redor do mundo, como; SXSW (EUA), Womex (Polônia), Vive Latino, Fimpro, Semana de las Juventudes, Pal Norte (Mex), Rock in Rio, Sol Madrid/Monkey Week (Esp), Bime (País Basco), Bomm (Col), Lollapaloza/Semana Internacional da Música – SIM/Porto Musical/Música Mundo/Music Show Experience (Brasil), entre outros.
Participantes
Roger Cabeleira, cantor e compositor sergipano, foi um dos 35 inscritos no curso. O profissional conta que esteve muito atento ao conteúdo abordado durante o curso e que o que absorveu o fez refletir, diante do que deixou de fazer por si como artista.
“No trabalho convencional, por exemplo, o tempo investido é de, em média 8h. Muitos de nós, artistas, só investimos cerca de 2h, quando na oportunidade da realização de um trabalho. Então, o curso também nos revelou isso, que para a carreira deslanchar, ou sair do ponto que está, é preciso foco, disciplina e ação”, externou o artista.
Fotos: Joel Luiz- Agência Alese