Zezinho traz pesquisador para apresentar Projeto de Abatedouros Móveis

Por Assessoria Parlamentar

Com o objetivo de fortalecer o debate e apresentar alternativas para a problemática dos marchantes e fateiras de Sergipe, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 28, a partir das 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa, uma palestra sobre ‘Projeto de Abatedouros e Frigoríficos Modulares – Abatedouros Móveis’, durante o Grande Expediente. A convite do deputado estadual Zezinho Sobral (Pode), o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia, Santa Catarina, Elsio Antônio Pereira de Figueiredo, estará em Sergipe para apresentar essa tecnologia que vem dando resultados satisfatórios no sul do país.

“A apresentação deste modelo será fundamental para que prefeitos, marchantes, fateiras, Ministério Público, OAB, órgãos ambientais e a população tenham conhecimento do que pode ser implantado em nosso estado. Bons exemplos merecem ser trazidos. Esta uma alternativa exitosa pode ser um diferencial e um divisor de águas para essa reverter a atual situação”, afirma Zezinho Sobral.

O projeto de Abatedouros Modulares de Santa Catarina é chancelado pelos órgãos ambientais. Durante a palestra, o pesquisador Elsio Antônio Pereira de Figueiredo esclarecerá todo processo de instalação, regularização sanitária, as viabilidades econômicas, os modelos de licenciamento ambiental e como essa tecnologia pode ser viável para ofertar produtos inspecionados e de qualidade, contribuir na melhoria da saúde pública e fomentar o desenvolvimento regional.

“Será uma oportunidade para que os deputados, os sergipanos e os órgãos de controle conheçam essa alternativa, tirem dúvidas e agreguem conhecimento. Essa tecnologia foi desenvolvida para ser uma solução completa de abate, processamento e frigorificação da carne de animais de diversas espécies, de acordo com exigências ambientais e higiênico-sanitárias”, ressalta Zezinho Sobral.

Foto: Jadílson Simões