Zezinho Sobral: “Sergipe vai avançar no desenvolvimento tecnológico”

Por Assessoria do Parlamentar

O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) participou nesta segunda-feira, 03, da solenidade de lançamento do edital do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, uma iniciativa do Governo de Sergipe, através da Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). O projeto tem como foco fomentar a geração de novas empresas através de ideias inovadoras, estimulando a criação de empreendimentos inovadores no Estado, fortalecendo, também o elo de ligação entre a indústria e a universidade.

“Sergipe vai avançar no desenvolvimento tecnológico e no empreendedorismo. Esta é uma ação muito positiva e promissora com o surgimento de novas tecnologias. Nosso estado dá um grande passo no universo das startups, diante do surgimento de novas ideias. O Programa Centelha mostra que a inovação e a tecnologia têm se mostrado surpreendente mundo afora. Pequenas startups tornaram-se grandes empreendedoras a partir da curiosidade, da participação e da vontade do jovem, agregando o conhecimento acadêmico com a vivência diária para a concepção de novos projetos”, comentou Zezinho Sobral.

O Programa Centelha foi criado por um conjunto de instituições que acreditam que o trabalho cooperado é fundamental para a geração de empreendimentos inovadores. No Brasil, o Programa Centelha chega ao 21º estado para estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no país. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

De acordo com o Governo do Estado, o programa está entre as principais ações pautadas para a área em 2019, com o foco em fomentar a geração de empresas e de ideias inovadoras em Sergipe. O Programa Centelha abrirá espaço para participação de todos os cidadãos sergipanos que poderão inscrever seus projetos e interagir com os empreendedores. Já existem muitos parceiros, a exemplo de empresas, governo, universidades, incubadoras, aceleradoras, comunidades de startups, associações comerciais, federações industriais, escolas técnicas, empresas juniores, parques tecnológicos, prefeituras, fundos de investimento.

Em Sergipe, o programa já conta com a participação da Fapitec, Sedetec, SergipeTec, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Instituto Evaldo Lodi (IEL), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), JRabelo Gestão da Inovação, Grupo Rede+, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Acelerase, e a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc).

“Fico feliz em saber que Sergipe está engajado em contribuir para o surgimento de novos empreendimentos. A partir da presença deste programa, Sergipe terá todos os meios possíveis para se destacar ainda mais em termos de empreendedorismo nacionalmente, divulgação de empresas e fortalecimento das tecnologias. Estou à disposição para somar na condução de tudo que promove o desenvolvimento do nosso estado e do nosso povo, criando pontes para transformar Sergipe”, pontuou o deputado Zezinho Sobral.