O deputado Estadual do PODEMOS, Zezinho Macêdo Sobral, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para comentar sobre conversa entre o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Encontro ocorreu na tarde de ontem, 19, em Brasília (DF), objetivo do encontro foi discutir as questões relacionadas à hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).
Deputado ressaltou que a manutenção da FAFEM é muito importante. “Essa visita entre o governador e o vice-presidente foi um convite do deputado federal, Laércio Oliveira. Governador ainda terá uma reunião com a ministra da Agricultura e o presidente da Petrobras com o objetivo de defender a manutenção do funcionamento da FAFEN. Pra os senhores terem uma ideia, a FAFEN tem 257 empregados próprios que serão remanejados para a Petrobrás, 421 terceirizados, 72 transportadoras que atuam na áreas de fertilizantes, e 8 (0ito) misturadoras grandes trabalhando com produtos hidrogenados como a ureia e outros produtos”, explicou o deputado.
Segundo Zezinho Sobral, ano passado junto aos vereadores do Vale do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba, assinaram um documento requerendo a manutenção da fábrica de fertilizantes. “Na ocasião, o governador Belivaldo criou um comitê multidisciplinar com a participação de vereadores, entidades. Essa reunião contou ainda com a participação do ex-governador Albano Franco, que também participou junto a Belivaldo da reunião em ontem em Brasília”, salientou.
Parlamentar disse que o fechamento da fábrica causará prejuízo sem precedentes para Sergipe, e para o Brasil, por ser um dos maiores produtores de proteína animal. “Na economia, a FAFEN tem sua balança comercial favorável todos os anos. Abrir mão das fábricas nitrogenadas, abrir mão de produzir nitrogênio aqui, significa ficar nas mãos do mercado internacional e da vontade e do desejo daqueles que estão fora do nosso país, perdendo a nossa soberania. A FAFEN está muito além da questão econômica, é uma questão de soberania nacional. Essa é minha defesa e palavra de apoio irrestrito a essa condição e a luta de todos nós nesse campo”, defendeu Zezinho.
O deputado encerrou seu discurso ressaltando que participou nesta segunda-feira da inauguração do Centro de Apoio à Angiologia Infantil no HUSE.
Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões