Zezinho Sobral: “precisamos amparar famílias que sofrem com impactos da pandemia”

Por Assessoria Parlamentar

Incentivador do fortalecimento da agricultura familiar e atuante no combate à fome, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) participou da ação “Isso é Cidadania”, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, que entregou três mil cestas de alimentos e veículos para atender às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que sofrem os efeitos da pandemia do coronavírus.

A entrega simbólica das cestas de alimentos aconteceu no pátio da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seias), com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, do governador Belivaldo Chagas, prefeitos e gestores da inclusão do estado e dos municípios, e faz parte da Iniciativa Brasil Fraterno, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faese/Senar) em Sergipe. “Precisamos amparar famílias que sofrem com impactos da pandemia e somar todos os esforços”, comentou Zezinho Sobral.

“Temos compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, com o combate à fome e o resgate da cidadania das pessoas que tanto precisam. A entrega das cestas de alimentos e as ações de incentivo à produção e consumo de leite representam doses de esperança de dias melhores para o nosso povo nessa fase tão preocupante que o mundo enfrenta”, destacou Zezinho Sobral.

A ‘Brasil Fraterno’ é uma rede de solidariedade criada em março de 2021 com o objetivo de promover a segurança alimentar de famílias carentes de 23 comunidades, localizadas em 15 municípios sergipanos. São elas: comunidades quilombolas Mocambo, em Aquidabã; Maloca, em Aracaju; Pontal da Barra, na Barra dos Coqueiros; Rua dos Negros, em Canindé de São Francisco; Fazenda Pirangi, Terra Dura e Coqueiral e Canta Galo, em Capela; Povoado Forte, em Cumbe; Bongue, em Ilha das Flores; Desterro, em Indiaroba; Ladeiras, em Japoatã; Mussuca, em Laranjeiras; Aningas, em Pirambu; Serra da Guia, em Poço Redondo; Lagoa do Junco, em Poço Verde; Quebra Chifre/Bela Vista, em Riachuelo; e Bode, Cajazeiras, Crasto, Pedra D’ Água, Pedra Furada, Rua da Palha e Taboa, em Santa Luzia do Itanhy.

“Essa é uma ação importante de enfrentamento à fome, garantindo segurança alimentar para as famílias de baixa renda e que têm passado por necessidades neste período tão preocupante da pandemia. Dentre as comunidades beneficiadas, inicialmente está a Mussuca, uma importante região quilombola da minha terra Laranjeiras. Este é um indicativo positivo de que as articulações em Sergipe são importantes para fortalecer e garantir à população a assistência dos programas de distribuição de renda e de cesta básica”, elencou Zezinho Sobral.

Durante a solenidade também foi autorizada a liberação de recursos no valor de R$ 3.000.824,15 para o programa Alimenta Brasil, na modalidade de incentivo à produção e ao consumo de leite. O programa visa contribuir para o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição gratuita de leite, além de incentivar a produção dos agricultores familiares para fortalecer o setor produtivo local e toda a agricultura familiar. Além disso, foi feita a doação de um veículo à Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança São Miguel, do município de Lagarto, entidade que atua na recuperação de dependentes químicos em Sergipe.

Foto: Assessoria Parlamentar