logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zezinho Sobral: “Doar sangue é um exemplo de fraternidade e amor universal”

Por Assessoria Parlamentar

No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta quarta-feira, 25, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) esteve no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para prestigiar a homenagem direcionada aos grupos fidelizados que colaboram com frequência com a doação e a manutenção do estoque.

“Os grandes homenageados são os doadores pela solidariedade, amor ao próximo e determinação de manter esse ato constante. A doação é um sacerdócio. É doar de si para cuidar da vida de outras pessoas. São muitos sergipanos que, por vários anos, mantém a frequência e mobilizam grupos”, afirmou o parlamentar.

Sobral relembrou a necessidade de fortalecer o estoque do Hemocentro e reafirmou que o sangue é destinado para o abastecimento e a demanda transfusional de toda rede pública de saúde. “O ato de doar sangue colabora para salvar vidas diariamente. Este é um exemplo verdadeiro de fraternidade e amor universal. Nos faz ver a vida de uma forma diferente e mais humana”, destacou.

De acordo com dados do Hemose, todos os grupos sanguíneos (O, A, B, AB Positivo e Negativo) são necessários. Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes como: Hemácias, Plaquetas e Plasma, podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 Kg, apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, não doar sangue em jejum, fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.

“O Hemose desenvolve um grande trabalho de mobilização para atrair novos doadores. É fundamental que os doadores fidelizados continuem colaborando com o serviço para garantir o fluxo de abastecimento desse item vital e que salva muitos irmãos que estão na rede pública”, enfatizou o deputado Zezinho Sobral, ressaltado que todos os esclarecimentos do Hemose para agendamentos e horários podem ser feitos pelos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo