Zezinho Sobral destaca a retomada da produção de ureia em Sergipe

Por Habacuque Villacorte

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), destacou a notícia da retomada da produção de ureia no Estado pela antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), arrendada ao grupo Unigel e localizada no município de Laranjeiras.

Para Zezinho a retomada da atividade da Fafen é importante para Sergipe, mas ainda mais fundamental para o Brasil. “Somos o celeiro do mundo, abastecendo a população mundial de alimentos, principalmente as commodities de soja, milho, açúcar, feijão e trigo, além de que a Fafen da Bahia também produz a ureia pecuária”.

Zezinho explicou que o Brasil é extremamente dependente do nitrogênio importado e que, qualquer conflito que possa ocorrer, o comprometimento de sua importação vai prejudicar a maior atividade econômica e que gera empregos atualmente.

Esse (retomada da Fafen) é um precedente para que a gente aumente o Parque Industrial. Nossa esperança é agora, após essa crise criada indevidamente pela Petrobras. Nós encampamos essa luta, visitei todas as Câmaras de Vereadores dos municípios do Vale do Japaratuba, tivemos uma sessão conjunta com a presença do governador em 2018. A retomada da produção da Fafen é sim uma notícia excelente para todos nós”, pontuou o deputado.

Zezinho reforçou ainda que a situação passa do campo político, para a questão econômica e social, com a geração de mais empregos em Sergipe. “Aliados ao parque industrial, se abrirão novas empresas, as misturadoras, a hotelaria, o ICMS, a questão dos transportes. Já chegaram a sair 500 caminhões por dia com nitrogenados da fábrica”.

Por fim o deputado aposta que com a nova Lei do Gás, outras empresas vão investir também na exploração do gás em águas profundas. “Teremos um gás mais barato e esse parque poderá crescer absurdamente, colocando Sergipe em uma posição de referência, em especial como único produtor de ureia, sendo que na Bahia eles ainda têm uma especialidade na área medicinal, para o tratamento de hemodiálise”.

Foto: Joel Luiz