logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zezinho Sobral defende convocação de profissionais da Polícia Penal

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) defendeu nesta quarta-feira, dia 09, o Projeto de Lei Complementar 05/2021 que cria 150 cargos da carreira de Guarda de Segurança do Sistema Prisional (Polícia Penal). A propositura, de autoria do Poder Executivo, é o resultado de muito diálogo entre a categoria, o Legislativo e o Governo, com o foco em modernizar a segurança e contribuir para que Sergipe continue alcançando os objetivos das políticas públicas de administração e de segurança penitenciária.

O texto evidencia que a criação desses cargos atende às recomendações do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e fortalecerá as unidades prisionais de Sergipe. “O sistema penitenciário integra o sistema de Segurança Pública de Sergipe. Viabilizar 150 cargos é resultado de uma luta intensa. Sabemos de todos que se mobilizaram para que isso ocorresse. Fui muito procurado por representantes da categoria, fizemos reuniões e tive muito diálogo com eles, presencialmente e através das redes sociais”, comentou Zezinho Sobral.

Na opinião do deputado, etapas estão sendo vencidas. Em fevereiro de 2021, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criou a Polícia Penal de Sergipe. Dessa forma, os cargos de carreira de agente de segurança penitenciário, de agente auxiliar de segurança penitenciário, de guarda de segurança do sistema prisional e os cargos isolados e equivalentes foram transformados em funções dos policiais penais.

“Também está em diálogo com associações e os sindicatos a elaboração do estatuto da categoria. São avanços importantes! O povo sergipano será o maior beneficiado com as melhorias. Esse é um momento alvissareiro do PL que alcança a categoria de forma efetiva, ampliando bastante o número de vagas, permitindo que eles possam integrar o sistema de segurança pública e atender aos pleitos. Desejo a todos que virão que sejam grandes servidores públicos, dando o melhor de si para aprimorar a nossa segurança e cuidar do povo de Sergipe”, pontuou Zezinho Sobral.  

A propositura aprovada destaca, ainda, que a criação dos cargos tem efeitos imediatos na Segurança Pública do Estado. Os profissionais estarão aptos a atender as necessidades do sistema, tanto na ressocialização dos internos, manutenção, fiscalização e segurança da custódia. Eles desempenharão, também, funções na condução para audiências judiciais, o acompanhamento de monitoramento eletrônico e a atuação na central de alternativas penais. “Não tenho dúvida que esses profissionais cuidarão muito bem da ressocialização dos detentos ao mesmo tempo que contribuirão para que a segurança sergipana alcance resultados positivos em gestão. Estarei sempre à disposição da categoria para o diálogo e na busca de mais avanços”, enfatizou o deputado Zezinho Sobral.

Gestores Públicos

O deputado Zezinho Sobral também defendeu o Projeto de Lei 132/2021 que cria 22 cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Administração Direta, Autárquica e Fundacional (gestores públicos). A carreira tem por finalidade formular, implementar e avaliar as políticas públicas, além de direcionar e assessorar do alto escalão da Administração Estadual.

“Esses cargos agregarão no aprimoramento do funcionalismo público estadual, fortalecendo o planejamento e a aplicação de políticas públicas. O foco é aproveitar a turma dos gestores concursados que, sem dúvida, contribuirão na qualidade dos serviços prestados do Estado ao povo sergipano”, destacou Zezinho Sobral.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo