Zezinho Sobral celebra avanço da vacinação nos municípios sergipanos

Por Assessoria do Parlamentar

Na Tribuna da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 10, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) aplaudiu a presença positiva de Sergipe frente às ações de enfrentamento e vacinação contra o coronavírus. De acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com dados do dia 09 de agosto de 2021, os três municípios que se destacam nas ações do Plano Estadual de Imunização (PEI), com porcentagem referente à população vacinada contra a Covid-19 – 1ª Dose, são: Laranjeiras (63%), Aracaju (56%), Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Amparo do São Francisco (55%).

Recordo que cobrei de alguns municípios a celeridade no processo vacinal. Hoje, fico feliz em ver a minha cidade de Laranjeiras, minha terra natal, na liderança da aplicação da primeira dose, seguida de Aracaju. Parabenizo as equipes do SUS e das Secretarias Municipais de Saúde pelas estratégias e pela responsabilidade na condução da vacinação”, celebrou.

Em relação à porcentagem referente à população vacinada contra a Covid-19 – 2ª Dose/ Dose Única, o boletim epidemiológico da SES do dia 09 de agosto aponta Moita Bonita e Amparo do São Francisco em primeiro lugar com 25% de vacinados, Santa Luzia do Itanhy e Cumbe com 24%, Pedra Mole e São Miguel do Aleixo estão em 23%. Aracaju aparece com 20%, mesmo percentual de Lagarto, Santa Rosa de Lima, Graccho Cardoso e Santo Amaro das Brotas. Já Laranjeiras está com 19%, mesma porcentagem de Estância, São Domingos, Frei Paulo, Cedro de São João e Areia Branca.

As Secretarias Municipais de Saúde estão atuantes e fazendo todos os esforços. A população precisa também fazer a parte dela, especialmente indo tomar a segunda dose! A aplicação da primeira dose é estratégica e ajuda a controlar o avanço da pandemia. Mas a imunização mais ampla ocorre com a aplicação da segunda dose. Alguns lugares já estão até antecipando. Parabenizo a todos os municípios e a Secretaria de Estado da Saúde”, ressaltou Zezinho Sobral.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico de 09 de agosto, a SES já distribuiu o total de 1.116.556 doses da primeira remessa aos municípios. Destas, foram aplicadas 1.109.504. Referente à segunda dose, foram distribuídas 506.175, sendo aplicadas 365.037. Além disso, do total de 38.700 doses únicas distribuídas aos municípios, foram aplicadas 39.005. “Sergipe tem 49,53% da população vacinada na primeira dose e 17,42% têm a imunização completa. Vale lembrar a importância de manter as medidas de prevenção durante e após o processo de vacinação, como usar as máscaras, higienizar as mãos e respeitar o distanciamento social. Que toda a população faça o dever de casa. Quem já tomou a primeira dose, procure as unidades dos municípios para receber a segunda dose”, destacou Sobral.