Zezinho destaca Reforma Tributária e pede atenção com pequenas empresas

FOTO: JADILSON SIMÕES

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) participou da sessão mista realizada, na manhã dessa terça-feira (11), no plenário da Assembleia Legislativa, e aproveitou para destacar a tramitação da Reforma Tributária no Congresso Nacional. Na oportunidade, o parlamentar sugeriu que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju tenham uma atenção especial com as micro e pequenas empresas nesse processo de retomada da economia.

O parlamentar não escondeu seu contentamento com o início da tramitação da Reforma Tributária que, segundo ele, “é um sonho do povo brasileiro”. “No Rio Grande do Sul, temos o primeiro Estado que encaminhou para a sua Casa Legislativa uma proposta, algo que me parece ser extremamente importante para o desenvolvimento do estado. São pontos que devemos tratar sobre uma Reforma Tributária Estadual, algo que precisa ser encarado neste momento de retomada do setor produtivo”.

Zezinho lamentou que Sergipe tenha, oficialmente, por conta da pandemia, 21 mil pessoas desempregadas. E ele externa sua preocupação sobre um possível crescimento desse quantitativo agora, com a retomada da economia. “A gente não sabe quais empresas continuarão funcionando. É preciso que sejam tomadas algumas medidas, é preciso que o poder público, tanto o governo do Estado quanto a Prefeitura de Aracaju tenham uma atenção especial com as micro e pequenas empresas”.

Segundo ele o prefeito de Aracaju deveria tomar conhecimento do que está sendo realizado pelo prefeito de Salvador (BA). “Lá (Bahia) foram mais de 103 medidas propostas pelo prefeito para ajudar as pequenas empresas que estão, literalmente, em dificuldades. A gente não quer ver a morte de pessoas, mas também não quer a morte das empresas. Vamos analisar com mais profundidade, precisamos de uma reforma tributária justa, para quem ganha mais, pague mais e quem ganha menos, paggue menos. É a hora de se fazer justiça fiscal”.

O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), se somou ao discurso de Zezinho Guimarães, favorável às reformas que estão em tramitação no parlamento brasileiro. “Todo mundo cobra melhor saúde e educação, mas a realidade é que faltam recursos nos Estados e Municípios e sobra para o Governo Federal”.

Por fim, Zezinho Guimarães citou o imposto que existe em Sergipe, conhecido como “Imposto de Fronteira”, em que o comerciante compra a mercadoria fora e, ao entrar no estado, antes mesmo de comercializar aquele produto, ele já paga um imposto. “É preciso encontrar uma fórmula de ajuda para os pequenos negócios em Sergipe. Estive visitando alguns amigos no município de Itabaiana e muito da produção de algumas empresas está estocada, sem saída. Tem que reduzir as alíquotas do ICMS, flexibilizar mais, não fazer a antecipação do imposto. Tem que ajudar”.

Foto: Jadílson Simões