logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zefa da Guia: sinônimo de força e muita fé

Ela não consome remédios vendidos na farmácia. Todos os remédios de que necessita são feitos dentro do seu lar, no velho e tradicional fogão à lenha. Suas ervas medicinais são cura para todos os males do corpo. Simpática, conta que  enfrenta a gripe tomando muito melado – caldo de erva que colhe na sua  horta particular. Mas, quem é essa mulher? Ela é mãe biológica de três filhos, somados a mais 18 de criação, e  que já botou mais de 5 mil crianças no mundo –  filhos de mães do sertão de Sergipe, e dos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Ela é conhecida pelo Brasil e pelo mundo por “Zefa da Guia”, a parteira e rezadeira do Sertão.

Zefa da Guia na Casa Legislativa

Zefa da Guia e Raimunda do Coqueiral na entrega do Título ao Superintendente do INCRA, Leonardo Góis

“Eu nunca tomei esse troço, não. Eu tomo mesmo é minhas ervas, faço meu próprio mexido de chá, meu melaço, e fico curada dessa gripe. Nada de vacina, não”, disse  Zefa da Guia em um momento de prosa, junto a suas amigas de quilombos, enquanto aguardava a entrega do título de Cidadão Sergipano ao superintendente do Incra,  Leonardo Gois Silva. Para a dona Zefa, que tem sua história cravada por lutas da sua região, e que reside no quilombo Serra da Guia, a sua real felicidade é poder acordar todos os dias e continuar a sua luta.

“Eu ajudo a todos que me procuram, pois quero ver todos bem. Quero ver nós todos com suas casas, em suas terras e  sarados de suas dores. Rezo por todos, faço remédios, ponho filhos no mundo e até hoje mesmo, já deixei um filho nascido. Só lamento ainda pela falta do trabalho, pois é o que mais nos falta no nosso quilombo. Vim hoje aqui nesta festa pois tenho muito apreço por Leonardo. Ele tem nos ajudado a registrar nossas terras. O quilombo tem decreto, tem tudo. Só falta a parte da fazenda”, conta a generosa Zefa, que tem 74 anos de vida e é nascida no município de Poço Redondo, sertão sergipano.

 

 

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo