11052484_414225812112773_1211854478790252774_n

Foi pensando nos jovens que a Unale, em parceria com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), apresentou na XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, uma nova perspectiva sobre a Constituição Federal, lei maior de um país. A “Constituição em Miúdos” é uma obra acessível aos estudantes do primeiro grau, com formatação lúdica, facilitando a disseminação do seu conteúdo, proporcionando aos nossos jovens cidadãos uma compreensão clara dos seus direitos e obrigações.

De acordo com escritora, Madu Macedo, a Constituição em Miúdos, trás uma abordagem diferenciada. Escrita na forma de romance, narrando à história de um rapaz chamado Henrique, que chega num determinado lugar e não sabe onde está, e quer conhecer sobre aquele local, encontra mais dois jovens Danilo e Júlia. A partir daí, a trama se desenrola trazendo a temática, constituição cidadã.

O grande desafio para Madu Macedo foi transformar uma obra com uma linguagem técnica/ jurídica da Constituição, para uma linguagem acessível aos adolescentes, proporcionando uma ferramenta ao parlamento, que recebe visitas periódicas de jovens, em parceria com Escolas Legislativas. “Me sinto orgulhosa em ter contribuído para o nosso País”, disse Madu Macedo.

Texto e Foto: Luciana Botto –  Agência de Notícias Alese