Formação de Sergipe é tema de palestra do Bicentenário

Por Wênia Bandeira

Com uma série de conferências, palestras e webinars, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) vem comemorando os 200 anos de emancipação política do estado. O próximo evento está marcado para a segunda-feira, 21.

O professor Antônio Lindvaldo Souza irá falar com o tema “Textos pioneiros para compreender a formação de Sergipe”. O encontro está marcado para acontecer das 9h30 às 11 horas e poderá contar com a participação de qualquer pessoa interessada.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site https://emancipacao-se.com.br. A Alese vem realizando uma série de encontros para falar sobre os dois séculos de Emancipação de Sergipe.

As comemorações começaram em fevereiro, quando foi realizada a palestra “O Império Português: centralidades e periferias – O caso de Sergipe Del Rey”, com a pesquisadora e professora doutora Maria de Deus Manso como palestrante.

De lá até agora, vários temas foram centros de assunto. Toda a história do estado foi contada pelo professor doutor em História e Filosofia da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, com um relato dos fatos registrados entre os anos de 1808 e 1822.

Com o tema “As Lutas pela Independência de Sergipe Conferencista”, a Alese recebeu virtualmente a professora doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Edna Matos Antônio, e a professora doutora e graduada em História, Valéria Oliveira.

A resistência negra a luz do Bicentenário da Independência de Sergipe foi tema de palestra do professor doutor Petrônio José Rodrigues. Outros temas virão pela frente até o fim do ano, comemorando os 200 anos.

Foto: Site IBGE