Washington “Coração Valente” receberá título de Cidadão Sergipano

Por Ascom Parlamentar

Quatro meses após receber o título de cidadão aracajuano, Washington Cerqueira, o Coração Valente, vai se tornar cidadão sergipano este mês. A honraria será entregue no dia 16 de outubro, às 16h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A homenagem é do deputado estadual Dilson de Agripino (PPS).

Atualmente, Washington exerce o cargo de secretário nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Em Brasília, ele tem a responsabilidade de desenvolver programas sociais em diversos seguimentos. “O esporte é a nossa principal ferramenta de inclusão social no governo federal. Temos 16 programas nacionais em plena atividade, onde buscamos atender todas as faixas etárias, incluindo alunos de escolas públicas até idosos que necessitam de melhoria na qualidade de vida”, revelou o ex-jogador.

Ele se destacou em dois times do futebol brasileiro: Athletico Paranaense e Fluminense. Pela equipe do Paraná, foi artilheiro do campeonato brasileiro, em 2004, com 34 gols, recorde desde a criação dos pontos corridos.

No tricolor carioca, também foi artilheiro da Série A do Brasileirão com 21 gols, em 2008; dois anos depois foi campeão brasileiro. Em 2011, pendurou as chuteiras quando jogava no mesmo Fluminense. Ano passado, ele treinou a equipe do Itabaiana na Série D do Campeonato Brasileiro, mas foi demitido mesmo classificando o time para a segunda fase. Ainda como atleta, ganhou o apelido de “Coração Valente” após superar um problema cardíaco e voltar a jogar em 2004.

Relação com Sergipe

A relação de Washington com Sergipe começou em 1987, quando seus pais vieram residir na capital sergipana. Em 2011, o vínculo com o menor do estado do Brasil aumentou após a aposentadoria dos gramados. O ex-jogador passou a visitar o estado com maior frequência e conheceu alguns projetos ligados ao esporte no interior do estado. Numa dessas viagens, iniciou uma forte amizade com o então prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino. “Agradeço ao amigo e hoje deputado estadual pela homenagem com o título de cidadão sergipano. Ele sabe o quanto gosto dessa terra”, disse Washington, que desde 2017 tem residência fixa em Aracaju, onde mora com esposa e filhos.

Matéria do G1 https://globoesporte.globo.com/se/futebol/noticia/washington-coracao-valente-recebera-titulo-de-cidadao-sergipano.ghtml