Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe recebeu, nesta quarta-feira (30), alunos do Colégio Estadual General Calazans, localizado na cidade de Nossa Senhora das Dores. Este é o Projeto Visita à Casa do Povo, realizado pela Escola do Legislativo (Elese).
A turma, com 45 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, conheceu a Escola do Legislativo, a Praça Fausto Cardoso e o plenário da Alese. Eles puderam acompanhar a sessão plenária da galeria da Casa e conversar com os deputados estaduais.
A educadora, Edna Amorim, integrante do projeto, falou que o objetivo é aproximar e receber os alunos para que eles tenham essa experiência, além de conhecer os monumentos e saber quem foi Fausto Cardoso. Eles também receberam informações sobre como nasce um projeto de lei.
“É fortalecimento da cidadania, é um projeto que visa fortalecer a cidadania dos nossos discentes para que eles possam entender um pouco da nossa história, quem foi as personalidades da nossa história”, disse.
A professora de sociologia do Colégio Calazans, Raquel Sousa, destacou a importância de fazer os estudantes participarem da democracia. Ela explicou que as informações são passadas em aulas, mas poder ter contato na prática é muito proveitoso.
“Trouxemos nossos alunos aqui para a capital para que possam conhecer na prática como funciona a questão dos três poderes, nesse caso o Poder Legislativo, e ter contato com assuntos que trabalhamos dentro da sala de aula, como participação política, democracia, cidadania e ver um pouco como isso acontece, além da história de Sergipe”, afirmou.
O estudante Levy Pablo falou estar feliz em poder conhecer a Casa do Povo. Ele contou que entende a importância que tem na democracia junto com seus colegas para garantir um futuro melhor para o país.
“Achei o projeto bastante interessante porque faz com que a gente veja mais um pouco da política na prática, saindo da sala de aula, e que a gente possa entender que o futuro da política somos todos nós alunos que hoje somos adolescentes que podemos mudar a história fazendo uma política limpa, democrática e que abranja todos”, falou.
A aluna Sibelle Lima se mostrou disposta a fazer parte de um futuro político melhor. Ela disse que este é o pensamento enquanto conhece as dependências da Alese e conversa com os deputados estaduais.
“A gente teve uma experiência muito boa porque poucos alunos conseguem visitar e a gente pode se inspirar em pessoas como os deputados e tirar como proveito isso porque o mundo precisa de pessoas melhores e a gente vai ser o futuro do mundo. Futuramente, nós faremos a diferença porque a gente consegue ver o mundo com outra visão e nós vamos ser formados para isso. Essa visita é uma formação”, afirmou.
O deputado Manoel Marcos (PSD) falou, da Tribuna, sobre a visita dos estudantes. “Eu estou muito feliz, essa é uma plateia que me agrada, porque foi na idade de vocês que eu me determinei a querer ser médico e todo mundo dizia que eu não podia porque era pobre e preto. Quem quer estudar, atinge tudo que deseja, por isso que quero me servir de exemplo para vocês: determine agora o seu futuro. Não faça do seu estudo obrigação, faça devoção”.
Todas as escolas, públicas ou privadas, podem agendar participação no projeto Visita à Casa do Povo. Para tanto, basta entrar em contato através dos telefones 3216-6802/6803 ou do e-mail escoladolegislativo@al.se.leg.br
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese