Na manhã desta quinta-feira, 23, em entrevista para a TV Alese. O vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos, falou sobre o papel do conselho na atenção básica para a população e a importância da fiscalização e das ações do órgão para melhorar o atendimento dos municípios sergipanos.
Segundo o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos, a população não sabe o papel do estado e do município. “Nós reunimos todos os municípios para falar do papel da atenção básica, porque a população em si não sabe o papel do estado e do município. Então, nós achamos, e é comprovado isso, que se os municípios fizerem o seu papel, o estado não vai ficar sobrecarregado como está. Porque todo o município tem recurso para tratar seu paciente lá, na atenção básica, já que estado é média e alta complexidade. Se nós implantarmos o cartão SUS com o objetivo que foi criado, toda CCB não cabe. Porque com o cartão de crédito onde quer que seja, a conta deveria ir pro gestor local. Se o cartão SUS que gastamos tanto for realmente implantado, o SUS dá certo”.
“Somos órgão fiscalizador, implantamos políticas públicas, nós estamos capacitando os conselheiros para que possam cobrar da sua gestão o exercício de sua função, para o que ele foi eleito. Educação permanente, e a fiscalização nas ações, todo mês teremos reuniões, com pautas diversificadas. O interesse da gestão está mudando, ela tá tendo entendimento, procurando se qualificar para que possa atender os seus munícipes. É muito bom o entendimento, a união entre o estado e o município, e só quem ganha somos nós usuários do Sistema Único de Saúde. Depois de trinta anos, o Conselho Nacional juntamente com o Ministério da Saúde está juntando todo o Brasil na Conferência Nacional de Saúde da Mulher, como Aracaju, os municípios do estado estão nessa etapa nacional. Então nós estamos começando agora no dia 15 de março a 20 de abril, em toda região e municípios estamos fazendo as prévias, para no dia 20 de junho realizar grande Conferencia Estadual, que possa ser colocado no plano estadual de saúde”, concluiu Eduardo Ramos.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões