Vice-prefeito exalta os 147 anos de Boquim na TV Alese

O vice-prefeito do município sergipano de Boquim, Chicão Almeida (PT), foi entrevistado pela TV Alese e, na oportunidade exaltou o aniversário de 147 anos da cidade, destacando a vasta programação festiva ao longo de todo o mês de Março. Além de vários eventos já planejados, a administração já está contatado o Ipah (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para fazer um trabalho científico sobre o surgimento de Boquim.

Na entrevista à TV Alese, Chicão Almeida enfatizou a diversidade da programação do aniversário da cidade. “Boquim celebra 147 anos no próximo dia 21, mas nós já estamos celebrando desde o dia 6. Em função do Dia Internacional da Mulher, nós já iniciamos com discussões e debates, com palestras voltadas para a mulher. Essa semana nós promovemos torneios de futebol de campo, de futebol de salão e uma série de eventos culturais. Aproveitamos o Dia da Biblioteca para promovermos algumas discussões”.

Em seguida, o vice-prefeito detalhou que para a semana do aniversário de Boquim há uma programação específica. “Nós percebemos que poucos habitantes conhecem a história do nosso município. Pensando nisso, nós da Prefeitura decidimos ampliar este debate, em busca de mais conhecimento sobre a cidade. Vamos promover manifestações culturais diversas, inclusive com o conto de causos por moradores mais idosos, para que as gerações mais jovens possam vivenciar um pouco mais da história de Boquim”.

Chicão Almeida destacou um senhor, conhecido por “Neto”, que reside no bairro Simpliciano e que está prestes de completar 111 anos. “Imagine quanta história essas pessoas não têm contar? Nossa geração só tem conhecimento pelos livros. No dia 21 vamos celebrar a transferência da sede da antiga Lagoa Vermelha para a Boquinha da Mata, hoje Boquim. Às 6 horas teremos a alvorada festiva e a partir das 7 horas vamos promover um passeio ciclístico, da sede até a lagoa vermelha, e contamos com a participação de 400 a 500 pessoas”.

Por fim, o vice-prefeito explicou que será descerrada uma placa na Lagoa Vermelha indicando o nascimento de Boquim. “Já contatamos o IPHAN e vamos promover um estudo científico para que a gente possa conhecer um pouco mais das nossas origens. Sabemos que em 1869, em função da grande cheia do Rio Piauí, muitos habitantes liderados pelo Padre Manuel Cravos fugiram para um local mais alto. Mas antes disso não temos muitas informações”.

“Estamos focados em promover atividades que não resultem em grandes despesas para o município. Estamos utilizando a estrutura que já possuímos de um Museu e uma biblioteca, que possuem valores culturais fantásticos. Estamos saindo daquela mesmice de no aniversário da cidade colocar uma banda para tocar no meio da praça. Teremos uma exposição com o cordelista Zezé de Boquim e vamos retomar as bandas de pífano. No dia 20 teremos um show gospel, que é uma tradição na cidade, e no dia 21 uma apresentação de Chico Queiroga e Antônio Rogério, com o apoio cultural do deputado federal João Daniel (PT)”, completou.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões