Vice-governador da Bahia é o novo cidadão sergipano

Atendendo a uma indicação do deputado estadual Venâncio Fonseca (PSC), o vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão, que vem respondendo pelo comando daquele Executivo interinamente, recebeu no final da tarde dessa terça-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa, o Título de Cidadão Sergipano. A solenidade contou com as presenças de políticos e autoridades sergipanas. O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), estava presente.

Ao justificar a homenagem, Venâncio ressaltou que se sentia honrado pela oportunidade e ressaltou que a honraria enaltece as ações positivas e os valores que forjam homens e mulheres em verdadeiros cidadãos e cidadãs. Ele ressaltou que o homenageado, governador em exercício da Bahia, é parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade.

“Até 1989 atuou na área empresarial, no segmento da construção civil; até 1992 foi prefeito de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (BA). De 1995 a 2015, por sucessivos mandatos, representou o povo baiano na Câmara dos Deputados, participando de missões internacionais, período em que desenvolveu profícua e fraterna amizade com o então deputado federal Cleonâncio Fonseca. Desenvolveram ações conjuntas em benefício da Bahia e de Sergipe”, comentou o autor da honraria.

Em seguida, Venâncio disse que nesse período o homenageado exerceu o cargo de secretário de Infraestrutura do Estado e secretário da Casa Civil do Município de Salvador. Depois, já como vice-governador foi nomeado secretário de Planejamento da Bahia. “Ao longo de sua vida pública, João Felipe de Souza Leão recebeu diversas homenagens e condecorações. Hoje, muito mais do que somente pelo Rio Real, Sergipe e Bahia estão unidos pelo seu exemplo de vida pública e pelo seu gesto de vir a esta Casa na condição de governador em exercício”.

O Homenageado

Por sua vez, o governador em exercício fez um relato de sua trajetória política e de sua relação com alguns políticos e autoridades sergipanas. Fez questão de ressaltar sua gratidão pela honraria recebida. “A Bahia é sempre honrada e eu, muito mais honrado ainda. Vamos trabalhar mais ainda e fazer Sergipe e o nosso Estado cada vez mais unidos. Esse é o nosso objetivo”.

Em seguida, o governador em exercício da Bahia não só agradeceu a condecoração como se comprometeu em ajudar Belivaldo Chagas na gestão do Executivo sergipano. “Sou pernambucano e já tinha adotado a Bahia como minha terra natural. Agora adotarei Sergipe. Não sei se esse Estado vai invadir a Bahia ou vice-versa! Vamos misturar isso, já conversei com Belivaldo, ele é um homem de grandes ideias e já me coloquei a disposição no que Sergipe precisar. Se as coisas não estiverem bem por aqui, pode pegar o telefone que eu virei para lhe ajudar. Agora eu faço parte da família sergipana”, completou.

Sobre Cleonâncio Fonseca, o homenageado disse que se trata de um grande homem e de uma figura que fez muito por Sergipe. “Cleonâncio é um grande homem, uma figura maravilhosa. Às vezes a pessoa pensa que o deputado fala muito, mas muitas vezes uns falam pouco, mas resolvem mais dos que falam muito. Tinha horas que ele não queria discursar, não queria falar, mas quando chamava para ir a um Ministério para resolver um problema do Estado ou de um município, ele era o primeiro a chegar. Obrigado Venâncio Fonseca por esta homenagem”.

Por fim, João Felipe de Souza Leão exaltou seu orgulho em ser político. “Fazer política é um sacerdócio, ela me dá prazer. Esse é o maior orgulho que eu tenho. É trabalhar, realizar e ver a coisa acontecer. Tudo acontece por intermédio da política! Nós fazemos as transformações. Tem um monte de gente que é candidato, mas abre a boca para dizer que não é político. A política é a arte de fazer! Agora tem alguns políticos que fazem para o mal e aí cada um que assuma a consequência”, disse, concluindo que “a Bahia vai ser locomotiva. Ela vai deixar de ser vagão. Nosso intuito é transformar o nosso Estado e Sergipe vai junto”.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Fotos: César de Oliveira