“Vergonha nacional”, lamenta Kitty Lima sobre liderança de SE no ranking com maior número de óbitos pela Covid-19 no Nordeste

Por Assessoria Parlamentar

A notícia de que Sergipe ocupa o 1º lugar no ranking dos estados do Nordeste com maior número de mortos, proporcionalmente, em decorrência da Covid-19 pegou muitos sergipanos de surpresa devido aos anúncios oficiais sobre a queda do número de casos confirmados da doença no estado. Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual e líder da oposição, Kitty Lima (Cidadania) criticou a falta de ações amplas e eficazes do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no enfrentamento à pandemia do coronavírus e cobrou medidas emergenciais a fim de melhorar o cenário da saúde de Sergipe frente a maior crise sanitária dos últimos tempos.

Dados do último boletim “Covid-19: Sergipe e Território Nacional”, divulgado pelo Observatório de Sergipe com dados da pandemia em todo o estado até o mês de junho, apontam redução no número de casos, óbitos e internações por conta da covid-19, mas apesar das quedas, os números colocam Sergipe no topo do ranking em número de mortes (por 100 mil habitantes) pela doença na região Nordeste, e o 13º do país em relação aos dados da última quinzena de junho.

“A gente tem comemorado a queda do número de casos confirmados da doença em Sergipe e, consequentemente, o de internações, até mesmo o número de óbitos pela Covid-19 teve uma redução, porém isso não significa que a pandemia acabou, muito menos que o governador Belivaldo Chagas fez a sua parte no combate ao coronavírus e na adoção de medidas pertinentes e eficazes frente a essa gigantesca crise sanitária”, criticou Kitty.

“Se a gente for traçar uma retrospectiva das ações do governador Belivaldo Chagas e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante a pandemia, o que temos são questionamentos sem respostas até hoje, como por exemplo o dinheiro do Consórcio Nordeste para compra de respiradores artificiais que nunca foram entregues; ônibus e terminais lotados; hospital que pegou fogo e matou pacientes que travavam uma luta contra a Covid-19; servidores desprotegidos e desvalorizados; empresários e trabalhadores desempregados sem assistência; e aumento da fome em todo o estado. Essa é a triste realidade em que o nosso estado se encontra em plena pandemia e que fez dele vergonha nacional”, desabafou a deputada.

De acordo com Kitty Lima, o fato de Sergipe registrar queda do número de casos de Covid-19 não significa que a população, e muito menos os gestores públicos, devem baixar a guarda na luta diária contra a Covid-19.

“Além de todo esse cenário negativo que Sergipe vem enfrentando, nos deparamos agora com o vergonhoso título de estado que lidera o ranking com maior número de mortes pela Covid-19. A gente precisa continuar atento à toda essa situação e sermos vigilantes nas ações de combate a esse vírus, elaborando estratégias que protejam e beneficiem os sergipanos em meio a essa crise, coisa que nem o governador nem o prefeito de Aracaju têm feito”, pontuou Kitty.

“Até quando aceitaremos os desmandos de gestores incompetentes que não fazem e agem de forma coerente e preocupada com seu povo?”, questionou Kitty.

Foto: Jadilson Simões