Vereadora expõe projeto em defesa dos animais para a TV Alese

A vereadora de Aracaju, Kitty Lima (REDE), foi entrevistada pela TV Alese, na manhã dessa sexta-feira (3), quando anunciou o projeto de sua autoria que cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na capital. Ela aproveitou a oportunidade para tentar conscientizar a sociedade sobre a necessidade da discussão.

Ao justificar a iniciativa da Frente Parlamentar, Kitty Lima disse que espera envolver toda sociedade civil organizada, entidades não governamentais e a própria Assembleia Legislativa. “As pessoas costumam discriminar a causa animal. Nossa intenção, na verdade, é ampliar este debate com toda a sociedade. Trata-se de uma questão de saúde pública”.

Em seguida, a vereadora explicou que a causa é tão importante que também engloba a Segurança Pública. “Estudos mostram que psicopatas maltratam animais desde a infância. As pessoas precisam criar consciência que isso é crime sim, essa questão de maus tratos. É uma questão de respeito à vida”.

Mais adiante, a vereadora defendeu que a Frente também promova uma campanha de conscientização para as pessoas que pretendem adotar um animal. “Quem fizer a opção de adotar um animal, precisa ter a consciência de que existem gastos necessários e que aquele animal dará todo amor por aquela família. Se resolver adotar, tem que cuidar, dar amor e tentar aprender um pouco com eles”.

A vereadora externou outra preocupação para a TV ALESE: as pessoas que abandonam os animais quando eles adoecem. “Nós precisamos combater algumas práticas, conversando com as pessoas, abrindo espaços para as ONGs serem ouvidas. Esse é um dos objetivos da Frente Parlamentar. A sociedade precisa de respostas e todo mundo precisa participar”.

Executivo

Kitty Lima tratou da relação que vem mantendo com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). “O prefeito nos atendeu e colocou que nós precisamos apresentar projetos de curto, médio e longo prazo. O hospital veterinário é uma das nossas prioridades, mas nós entendemos que não pode vir agora”.

“Tem o Castramóvel que eu já conversei com o secretário municipal de Saúde e o Centro de Zoonoses e espero que seja iniciado logo. É preciso contratar o efetivo especializado e o reboque. Ao longo deste mês a gente vai tá cobrando para dar uma agilizada”, disse, defendendo a castração. “Castrar é fundamental, é amor e evita doenças futuras. Deixa o animal mais tranquilo”.

Para encerrar a entrevista, a vereadora Kitty Lima também antecipou que pretende estimular campanhas de vacinação. “A questão da leptospirose, por exemplo, pode passar para as pessoas e isso não é culpa dos animais. Tem a questão da raiva também. Temos projetos neste sentido, mas temos que saber o momento certo de entrar e colocar para votar, até para ele não ser vetado. Agora a gente quer que o Estado chegue junto também para somar na causa animal. Isso é ampliar horizontes e garantir mais qualidade de vida. Cuidar do animar é cuidar de você também”.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões