Venâncio Fonseca defende apoio à citricultura

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) foi convidado para compor a mesa do Fórum de Debates sobre a situação da Citricultura em Sergipe, promovido nesta segunda-feira (27) pela Prefeitura de Boquim dentro da programação do 45º Dia do Citricultor. O deputado foi recepcionado pelo prefeito Eraldo de Andrade (SD) e pelo vice-prefeito Chicão Almeida (PT). O evento também contou com a presença de representantes da Emdagro, presidentes de associações, secretários municipais de agricultura da região centro-sul, vereadores, trabalhadores rurais, além do superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Antônio César de Santana.

Venâncio 1Ao fazer sua exposição, Venâncio Fonseca não escondeu a tristeza com a atual situação da citricultura sergipana. “A cada ano, a situação fica ainda mais feia. As dificuldades só aumentam e a única coisa que melhora é a beleza da Rainha da Laranja, sempre uma mais bonita que a outra”, brincou, descontraindo um pouco o debate. O deputado alertou para a necessidade de diversificar a cultura de plantio. “Boquim só sabe plantar laranja e, devido à crise, temos que aprender uma saída. Eu passei vários anos na situação, quando meu governador perdeu, tive que aprender a ser oposição para sobreviver. Bem assim deve se comportar a nossa citricultura”.

Venâncio Fonseca se somou ao discurso do prefeito sobre as dificuldades para realizar a Festa da Laranja. “Além da crise na citricultura, temos também uma forte crise econômica que assola o País. Infelizmente, Boquim ficou de fora do cadastramento do Ministério do Turismo. A gestão anterior não efetivou o cadastro e a prefeitura não teve condições de financiar a festa porque os recursos federais não puderam ser repassados”, lamentou. O parlamentar lembrou que a Festa da Laranja já foi a mais imponentes de Sergipe, com venda de carros, tratores e caminhões. “O município, infelizmente, não tem condições de sozinho financiar uma festa tão tradicional. Vamos debater e buscar alternativas para que a região volte a ser pujante como antes”, completou.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar