“A cobertura para os grupos prioritários foi muito baixa em Sergipe, apenas 420 mil pessoas foram vacinadas. O Ministério da Saúde decidiu que as vacinas não poderão ser devolvidas, então iremos abrir a oportunidade de vacinação para todos. Faremos isso até o final do estoque, é bom frisar esse detalhe”, Sandala Teles.
Em entrevista ao Jornal da TV Alese, na manhã de segunda-feira, dia 12 de junho, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização do Estado de Sergipe, Sandala Teles, destacou que todos podem se vacinar contra a gripe em Sergipe, e não apenas os grupos prioritários.
Explicou que diante do cenário apresentado, onde meta de vacinação para grupo específico não foi alcançada, a chance de vacinação será para todos. “A cobertura para os grupos prioritários foi muito baixa em Sergipe, apenas 420 mil pessoas foram vacinadas. O Ministério da Saúde decidiu que as vacinas não poderão ser devolvidas, então iremos abrir a oportunidade de vacinação para todos. Faremos isso até o final do estoque, é bom deixar claro”, salientou Sandala Teles.
Mesmo com o baixo percentual de alcance, Sergipe registrou municípios que superaram a meta estabelecida. Enquanto isso, cidades como Nossa Senhora das Dores alcançaram apenas 53% do público-alvo da campanha, até o momento. Aracaju, por sua vez, apresentou o menor índice, com 47% de alcance desse público.
Prevenção – Mesmo para quem recebe a vacina, a prevenção é a melhor maneira de evitar a doença, visto que a influenza é um tipo de gripe e também é transmitida pelas secreções das vias aéreas, por isso é importante lavar as mãos e sempre utilizar um lenço ao tossir e espirrar. Entre as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde, os indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem evitar sair de casa em período de transmissão da doença, ou seja, até sete dias após o início dos sintomas. Devem também evitar aglomerações e ambientes fechados, adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Agência Alese de Notícias
Foto: Jadilson Simões