Vacina contra HPV disponível para meninos

Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações, ofereci desde o ano de 2014, a Vacina contra papilomavírus humano (HPV), que protege contra o câncer de colo do útero, indicada para meninas de 9 a 13 anos. A novidade é que a partir deste mês, a Vacina está disponível na rede pública para os meninos.

De cordo com a Coordenadora do Programa de Imunização Estadual, Sândala Teles, explicou em entrevista para o Jornal de Notícias da TV Alese, realizada na manhã desta quarta- feira (4), que Ministério da Saúde ampliou a Vacina para os meninos entre 12 e 13 anos, em virtude de estudos realizado em outros países, que apontaram a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres. Disse ainda que a faixa etária da Vacina HPV para os meninos vai aumentar gradativamente até 2020, e além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus que é sexualmente transmissível. Sândala Teles, ressaltou ainda que o  apoio dos pais é fundamental para que os adolescentes mantenham em dia a carteira de vacinação.

“A vacina é dividida em duas doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda dose, e só estará imunizado o adolescente que receber as duas doses”, salientou a Coordenadora do Programa de Imunização Estadual.

O Brasil é o 1º da América Latina e o 7º no mundo a oferecer vacinação para os meninos contra HPV. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 3,6 milhões de meninos até o final de 2017. Já em Sergipe o número é próximo dos 50 mil.

Apesar da saúde municipal está em greve, o gerente de saúde do Posto Sinhazinha, Alberto Garcia disse também em entrevista à TV Alese, que a procura já começou, e informou que foi montada uma estratégia para que o atendimento dessa demanda não fosse prejudicado.

Segundo Alberto Garcia, a Secretaria de Saúde montou uma equipe de 30% nos postos, atendendo por zona. E que portanto, a cada dia é indicado qual o posto ser procurado, para que esta campanha não caia no esquecimento.

Outra novidade do Ministério da Saúde é a inclusão da Vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos a partir deste ano. A expectativa é que até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos.

Atualmente, a Vacina contra meningite C é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. Vale ressaltar que é a doença mais frequente, e considerada grave e de rápida evolução.

Por Agência de Notícias Alese