Usuários do CAPS recebem certificado de conclusão de curso técnico

Por Fernanda Queiroz (Assessora de Comunicação/Elese)

A parte do curso que eu mais gostei foi aprender o corte das bolsas finas. São produtos de qualidade, bastante lucrativo. Quem fez o curso só tem a ganhar e eu peço que não desistam, que deem continuidade ao projeto”. Esse é o relato do Seu José, usuário do Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) AD Primavera, que recebeu nesta quinta-feira (24) o certificado do curso de técnicas básicas em bolsas finas, no auditório da Escola do Legislativo (Elese).

Mesa de abertura da entrega de certificados para os usuários do CAPS

Mesa de abertura da entrega de certificados

Seu José tem 55 anos e é uma pessoa em situação de rua. Ele utiliza os equipamentos e participa das atividades do Centro de Atenção para melhorar de vida. Na entrega dos certificados de conclusão de curso, Seu José foi convidado a compor a mesa de abertura do evento e dar o seu depoimento como estudante do curso. Um dos principais ganhos para Seu José é ter voltado a estudar. “Quanto mais cursos da FUNDAT, melhor, pois ocupa a mente, melhora a nossa saúde e incentiva mais a gente. É um meio de abandonar as coisas que nos impedem de seguir em frente”, revelou.

A Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (FUNDAT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, ofereceu seis cursos técnicos de formação profissional com 30 horas/aula para os CAPS dos bairros nas áreas de maquiagem, boas práticas em manipulação de alimentos, argila, tapeçaria, bolsas finas e pintura de tecido. Os participantes trouxeram os trabalhos produzidos nos cursos para o evento de encerramento e compartilharam experiências com os presentes.

Artesanato em argila feito pelos usuários do CAPS

Para a Diretora da Escola, Isabela Mazza, os cursos contribuem na inserção dos usuários do CAPS no mercado de trabalho. “Nós conseguimos entregar 70 certificados que vem a contribuir na inserção desses participantes no mercado de trabalho e na convivência social. E esse é o intuito da Escola do Legislativo, de apoiar capacitações como essa”, explicou Mazza.

A Secretária Municipal de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, também acredita que os cursos melhoram as condições de vida dos usuários. “Os nossos usuários precisam sentir dignidade em tudo aquilo que fazem. Não é só fazer um tratamento e utilizar os medicamentos, mas é principalmente de mostrar a eles que são úteis e podem agregar essa capacitação por eles e suas famílias”, avalia Barbosa.

70 pessoas de seis CAPS concluíram cursos técnicos

A parceira entre a Elese e a Fundat ocorre desde abril, com a realização de oficinas e cursos no espaço do auditório da Escola. “Nesta gestão, nós firmamos essa parceria e a gente espera que se consolide na realização de novas atividades que a Fundação oferecer”, agradeceu a Diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna.

Fotos: Tarciso Nino/Elese