O “Uso do Poder nas Eleições” foi o tema central do 5º Painel, e o  primeiro da tarde de hoje, dia 08, do Fórum Sergipano de Direito Eleitoral. O evento, que vem sendo realizado no Teatro Tobias Barreto (TTB), é um oferecimento da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em parceria com a Associação Brasileira de Direito Eleitoral (Abrade).

Dentro das abordagens do painel, o advogado Erick Perreira dialogou sobre “A gravidade no Abuso do Poder Político e Econômico”. De acordo com  o palestrante o advogado Erick Perreira,  toda eleição tem o poder como fator essencial. “Todo processo eleitoral tem uma única premissa: ganhar poder. Quem estar, quer permanecer. E quem se candidata quer ganhar poder. Nós vivemos em uma sociedade regida por poderes. Mas,  o maior conflito é o abuso de poder. Por isso,  é muito importante saber exercê-lo. Toda relação tem poder, mas o mal uso traz consequências. Uma delas, que é a minha grande preocupação,  é o conflito entre e a ambição de um terminado indivíduo e a necessidade humana”, explicou.

Discussões

Painel foi maior ampliado com a participação do advogado Moisés Pessuti, que dentro do eixo central do quinto painel  a seguinte abordagem: “ O Vale-tudo Eleitoral e a Atuação dos Atores Eleitorais”. A abordagem contemplou o tema da palestra desenvolvida por Carlos Enrique Arrais Caputo Bastos, o advogado fez um viés sobre  a atuação das bancadas evangélicas nas assembleias,  e explicou sobre o “Abuso do Poder Religioso à Luz da Constituição”.

O advogado Thiago Boverio foi o debatedor de todas as abordagens  do quinto painel, cenário proporcionou momento de interface com o público presente.

 

Por, Rede Alese

 

Foto: César de Oliveira