UNALE: parlamentares destacam importância da 24ª Conferência em Campo Grande

Por Stephanie Macêdo

A 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) está sendo encerrada nesta sexta-feira (26). Vários deputados estaduais sergipanos acompanharam o presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB) no encontro, com sede em Campo Grande, Mato Groso do Sul. A conferência teve como tema central das discussões: Unale 25+ ‘Redesenhando os caminhos do Parlamento’, com o objetivo de levantar soluções práticas para o desenvolvimento social diante um cenário pós-pandêmico.

Presidente da Alese destaca importância do fortalecimento do parlamento no Brasil

O presidente da Casa Legislativa de Sergipe agradeceu a receptividade do povo sul-mato-grossense e pontuou a importância de um evento como a Conferência da Unale. “É um momento de confraternização, mas também de muito aprendizado e está cada vez mais claro que todos nós precisamos nos modernizar e acompanhar a evolução do mundo. Teremos bons debates nesse encontro aqui, com grandes palestrantes, gente que pode somar e nos ajudar a promover um Poder Legislativo cada vez melhor e mais representativo”, externou Luciano Bispo.

 

 

 

Luciano Pimentel (sem partido)

Realizado anualmente pela instituição, o maior evento entre Legislativos da América Latina vem sendo apresentado de forma híbrida (presencial e online). A conferência tem a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais. Nesta edição, o evento contou com grandes debates entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros, candidatos presidenciáveis e delegações internacionais, todos em prol do desenvolvimento nacional.

Deputados na UNALE

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) enfatizou que, graças à vacinação contra a Covid-19 que os casos de infectados e mortos na pandemia estão reduzidos e que os eventos estão sendo retomados. “Esse Congresso da Unale é muito importante para a troca de vivências, de experiências entre os parlamentares. É bom para a Alese, é bom para Sergipe, é bom para o Brasil. Eu acredito que, assim como nos Congressos anteriores, nós teremos bons debates e muita troca de informações. Minha avaliação é muito positiva”, disse.

 

 

Deputada Goretti Reis (PSD)

Outro que elogiou a importância da Unale para os parlamentos brasileiros em geral foi o deputado estadual Luciano Pimentel (sem partido). Ele ressaltou a troca de informações e a busca por novos conhecimentos dos deputados sergipanos. “A Unale tem dado uma grande contribuição para todos nós, deputados, e eventos como este são válidos pela congregação, pela troca de informações, por mais conhecimento, algo que certamente vai ajudar e muito aos nossos parlamentares e aprimorarem cada vez mais os seus mandatos”.

 

 

Deputado João Marcelo (PTC)

O deputado João Marcelo (PTC) que acompanhou o painel que tratou da contribuição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, palestra ministrada pelo Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, ressaltou importância da desburocratização.

“É importante que ocorra no Brasil a desburocratização  e a concessão de benefícios para microempreendedores. “Para que mais empresas sejam abertas e a economia de cada município seja melhorada, promovendo desenvolvimento e gerando benefícios para todos os cidadãos”, destacou.

 

Samuel Carvalho (Cidadania)

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) disse que a Conferência Nacional da Unale é o maior evento do Poder Legislativo. “Como não expressar alegria e contemplação em participar de um evento tão importante? Temas extremamente relevantes estão em discussão aqui, por esses dias, e a gente espera participar dos debates, defender nossas bandeiras e fortalecer e valorar cada vez mais o nosso mandato”.

 

 

 

Gracinha Garcez (PSD)

 

A deputada estadual Gracinha Garcez (PSD) celebrou muito o fato de participar de sua primeira Conferência Nacional da Unale. “Estou participando pela primeira vez e temos que dar os parabéns para esta instituição pela organização desse evento. Só tenho que agradecer a Deus e ao povo sergipano por essa oportunidade e, a partir da troca de ideias e de conhecimento entre os deputados de todo o Brasil, inclusive de Sergipe, poderemos enriquecer nossos mandatos na Alese”.

 

 

 

Deputada Kitty Lima (Cidadania)

Já a também deputada Kitty Lima (Cidadania) fez uma análise enaltecendo a importância da Unale para os parlamentos brasileiros. “Acho que esse tipo de Conferência nos aproxima de novas ideias e comportamentos, estimula e favorece uma troca de experiências fantástica e daqui, cada um de nós, está colhendo boas informações, algo que podemos avaliar e colocar em prática, cada um no seu respectivo parlamento. E nós puxamos sempre para tentar melhorar a qualidade de vida do povo do nosso Estado”.

 

 

Homenagens e assentos

Com ex-presidente da Unale, Venâncio Fonseca é homenageado

 

O ex-deputado estadual e atual diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Venâncio Fonseca, foi homenageado durante a solenidade de abertura na condição de ex-presidente nacional da Unale. “Para mim é uma grande honra, uma verdadeira alegria em poder participar de mais uma Conferência. Fui dos fundadores da Unale e reviver tudo isso é uma grande satisfação. Sem contar a gratidão por ter chegado tão longe, por ter chegado à presidência de uma entidade nacional tão importante para as nossas Assembleias”.

Durante a conferência, a chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa de Sergipe desde 2015, Laura Kummer foi eleita a presidir a Associação Brasileira de Cerimonialistas Legislativos (ABCLE). “Estou muito disposto a aprender mais e poder trocar informações, claro que trabalhando para fortalecer cada vez mais o Cerimonial do Legislativo em todo o Brasil. Vamos ficar na presidência até a próxima Conferência da Unale, vamos montar um grupo forte e queremos discutir, principalmente, a questão da precedência que aflige a todos os cerimonialistas do Brasil e não apenas dos do Poder Legislativo”, completou Laura Kummer.

Já a coordenadora de Conteúdo da TV Alese, a servidora pública Rachel Gonçalves, foi eleita membro do Conselho Técnico da ASTRAL, órgão auxiliar da Diretoria Técnica. A solenidade de posse ocorrerá no mês de fevereiro de 2022.  Gonçalves destaca ainda que a Diretoria de Comunicação da Alese entende a importância de estar vinculada, trocando experiências e compartilhando conhecimentos com outras emissoras, com outras instituições.  “Justamente para que possamos fortalecer o nosso trabalho local, e com isso a gente transmita qualidade da TV Alese para a população sergipana”, declarou.

TV Alese ao vivo

TV Alese cobrindo em tempo real o parlamento sergipano

Anualmente a TV Alese cobre a participação dos  parlamentares da Casa Legislativo de Sergipe no maior evento da América Latina. Nesta 24ª edição da conferência a Comunicação da Alese estreou com a cobertura do evento em tempo real, com entradas ao vivo do evento, nos telejornais 1º e 2ª edição, além de entradas no programa Além da Pauta.  O equipamento que  garantiu a transmissão da TV Alese, canal 5.2 e na internet pelo Youtube, é o mochilink, uma tecnologia avançada, usada para transmitir o sinal de áudio e vídeo de qualquer parte do Brasil e do mundo direto à emissora de televisão.

“Estamos transmitindo pela primeira vez ao vivo fora do Estado de Sergipe e em um evento grandioso como esse, é a 24ª Conferência Nacional da Unale, o maior evento parlamentar da América Latina. Estamos aqui em 11 profissionais da TV Alese, já estávamos trabalhando nas semanas anteriores para esse resultado. Pela internet, estamos transmitindo mundo a fora. A TV Alese tem o trabalho de ser o interlocutor dos deputados estaduais aqui em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com a população sergipana. Afinal de contas esse trabalho que é feito aqui, como o próprio nome do evento já diz, que é redesenhando e redescobrindo o parlamento, são estratégias que aqui serão adquiridas para aprimorar em cada estado”, externou o coordenador de Jornalismo da Tv Alese, Thiago Aragão.

A Agência de Notícias Alese (ANA) tem acompanhado, presencial e remotamente, pelo segundo ano consecutivo, a cobertura em tempo real pelas redes sociais oficiais da Alese. “Nossa cobertura também estará voltada a produzir notícias sobre o trabalho das outras casas legislativas, pois é um momento de troca experiências e de apresentação de propostas, especialmente relacionado ao período de pós-pandemia”, revelou a coordenadora, Rosângela Dória.

Temas em destaque

Os congressistas acompanham os painéis das discussões que buscam renovar o Parlamento em um cenário pós- pandêmico.

Durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) palestrantes listam as principais mudanças do Código Eleitoral para 2022 e sobre a inflação no cenário econômico brasileiro e mundial .

Sobre as principais alterações  do Código Eleitoral e como podem impactar nas campanhas, o procurador do Estado de Pernambuco e especialista em Direito Eleitoral, Valber Agra, salientou e orientou os parlamentares nas principais modificações do fundo partidário para as eleições de 2022. “A perspectiva de voto foi toda mudada, a impossibilidade de coligação das eleições, a principal dificuldade é o TSE que não tem parâmetros claros na Alimentação de número de candidatos”.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, de forma virtual, também comentou sobre o tema, destacando na palestra sobre o papel do TSE nas eleições. “Como nós sabemos a democracia é o governo do povo, no exercício dos poderes democráticos. O direito eleitoral é um dos mais sujeitos a revisar, trata-se de um ramo muito marcado pelo dinamismo As alterações colocam como técnica jurídica a disposição de uma grande missão institucional. Os três poderes dos Estados devem atuar de forma harmônica nos deveres pautados pela democracia“.

Quanto ao cenário econômico brasileiro e mundial, tema de outro painel disponível na conferência, o economista Alexandre Schwartsman, apresentou o plano de voo da economia mundial, visando os impactos no Brasil, com o foco na inflação do preço da moeda americana. “O dólar está cada vez mais valorizado e fortalecido, utilizando essas estratégias na força das taxas de juros americanas, tendo um impacto muito grande no Brasil. Os preços sobem bastante com impactos diretos a essas taxas, a meta de inflação do ano que vem é de 3,25%“.

Ele ainda comentou sobre os desafios enfrentados no cenário brasileiro. “A inflação em alta ameaça a manutenção da política monetária, e as taxas de juros devem aumentar ainda mais em 2022, cabe ao Banco Central controlar a inflação, porém com a valorização do dólar, esta missão se torna árdua“.

Outros temas também foram abordados durante a conferência a exemplo dos aspectos econômicos do agronegócio, e a gestão da inovação com governadores, onde o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSBD), foi convidado para falar sobre o tema e compartilhou as experiências do estado na área.

 

Fotos:  Jadilson Simões

Com informações da Ascom Unale

 

Outras notícias para você