Por Stephanie Macêdo| Agência de Notícias Alese
Alguns deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) participaram, através da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e da Assembleia do Rio Grande do Sul (ALERS) do ‘1° Simpósio: Ações e experiências para enfrentar a estiagem’. O evento, que reuniu deputados e lideranças de diversos estados da federação, foi realizado ontem (31) na Expointer, em Esteio (RS).
Painéis
Durante o encontro foram debatidas questões sobre irrigação, reservação e aquicultura, temas como solução para estiagem no aspecto de prevenção, manejo e produção nestes períodos e enfrentamento econômico. Além da importância do armazenamento de água, a distribuição de alimentos, a implementação de sistemas de captação de água pluvial e a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
O Nordeste do Brasil viveu em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, segundo o relatório da Declaração sobre o Estado do Clima. Em sua plataforma pessoal no Instagram, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) falou da importância do tema. “O objetivo do simpósio foi debater um problema recorrente em várias regiões”, disse.
O deputado estadual Luciano Pimentel (PP), participante do Simpósio, também falou sobre a relevância da temática. “Sergipe e o Nordeste, em geral, enfrentam longos períodos de estiagem. Por essa razão, debater questões relacionadas à irrigação e aquicultura, trocando experiências com outros estados que também sofrem com essa problemática, é importante para pensar em políticas permanentes de prevenção e enfrentamento das estiagens. Especialmente porque sabemos do impacto econômico que elas geram e entendemos que as medidas emergenciais auxiliam, mas não resolvem o problema”, declarou.
Durante o debate, o deputado Marcelo Sobral (União), que é o vice-presidente de Assuntos Legislativos da Comissão de Agricultura da Unale, ministrou o terceiro painel de evento, no qual apresentou as experiências do Estado do Sergipe em Aquicultura como alternativa de negócio. “A criação de camarões e peixes de diversas espécies são práticas fundamentais para manter a renda dos produtores em períodos de seca no seu estado”, ressaltou.
A Expointer é uma feira agropecuária de destaque nacional e internacional, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. É considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina.
Com foto e informações complementares da ALERS