Uma década da Lei da Igualdade Racial é destaque na TV Alese

Os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial são destaque desta semana no Programa Além da Pauta, da TV Alese. O combate ao racismo, violência contra a população negra, racismo religioso, feminicídio da mulher negra e saúde integral dessa população nortearam os assuntos discutidos por diversos nomes da defesa da igualdade racial no estado.

O tema foi escolhido por conta do aniversário de 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial, a Lei 12.288, de julho de 2010. No primeiro dia de discussão (11.08), houve a participação do professor e pesquisador da Saúde Integral da População Negra, Roberto Lacerda e do promotor de Justiça e coordenador da Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público de Sergipe, Fausto Valois.

Fausto Valois parabenizou a TV Alese pelo espaço para discutir o assunto de forma ampla e democrática. Iniciativa vista raramente em outras mídias, segundo ele. Ainda de acordo com o promotor, embora “o Estatuto da Igualdade Racial tenha completado 10 anos, infelizmente o racismo continua a segregar e excluir.”

O professor e pesquisador em Saúde Integral da população negra, Roberto Lacerda, também elogiou a iniciativa da emissora legislativa. “A realidade sócio-econômica da população negra faz com que ela tenha maior risco de adoecimento e morte por algumas doenças chamadas causas evitáveis, daí a importância de o estado, por meio de políticas públicas, avançar no debate, e aí a gente parabeniza a TV Alese por trazer à tona esse debate dos 10 anos do Estatuto de Igualdade Racial.”
Outro participante do programa foi o historiador e mestre em Políticas Públicas, Andrey Lemos, que falou da importância da celebração dos 10 anos do estatuto, mas enfatizou que é preciso ter consciência para ampliar estratégias de luta e representação, assim como a construção do diálogo com todos os setores da sociedade. O mestre em Políticas Públicas destacou ainda que “a luta contra o racismo não é só responsabilidade das leis, ou das denúncias do movimento negro, mas tem que ser uma luta coletiva de toda a sociedade.”

O assunto sobre os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial continua na tela da TV Alese durante essa semana, no Programa Além da Pauta, apresentado por Sarah Medeiros e Katia Santana. É a TV Alese cumprindo uma das missões da TV Pública: promover uma reflexão ampla e aprofundada sobre diversos assuntos de interesse da população.