logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

UFS: Martinho da Vila é condecorado com o título de ‘Doutor Honoris Causa’

Por Júnior Matos / Agência de Notícias

 

O compositor e pesquisador musical, Martinho da Vila, foi condecorado nesta quarta-feira (23), com o título de ‘Doutor Honoris  Causa’, concedida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Assembleia Legislativa parabenizou a iniciativa da universidade pública, que integra a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos da Unesco.

Conexão histórica

Recepcionado pelo Grupo Folclórico Batalhão de Bacamateiros, do Povoado Águada, município de Carmopólis, Martinho pôde reviver em solo sergipano um recorte da sua respectiva trajetória profissional. Isso porque no ano de 1989, o músico – natural do Estado do Rio de Janeiro -, conheceu o grupo durante o Festival Cultural de Laranjeiras. Logo em seguida, convidou os artistas locais para gravar a canção intitulada: ‘Bacamarte de Sergipe’, faixa do disco: ‘Canto das Lavadeiras’.

Grupo Folclórico Batalhão de Bacamateiros, do Povoado Águada, município de Carmopólis.

“Eu fui convidado por Martinho da Vila para ir ao Rio de Janeiro, e lá tive a honra de participar da gravação de um disco. Uma experiência única e que faz parte da minha vida”, afirmou o bacarmateiro mais antigo Grupo Folclórico Batalhão de Bacamateiros, José Ramos – popularmente conhecido como: ‘Zé Louro’.

Usando o um autêntico chapéu de couro, um dos mais importantes símbolos do povo nordestino, o homenageado não consegui esconder sua emoção. “É muito gratificante voltar ao passado. Estou muito feliz em poder retornar à Sergipe e ser homenageado pela Universidade Federal deste estado que, apesar de pequeno em sua geografia, possui um espaço incalculável em meu coração. Já recebi diversas homenagens, mas cada uma conta uma história e esta da UFS também é única”, destacou.

As obras culturais produzidas por Martinho da Vila costumam abordar temas como: racismo, fome, pobreza, valorização das mulheres, e combate à desigualdade social. Trabalhos estes que contribuíram para que o carioca se aproximasse de trabalhos científicos desenvolvidos em diversas instituições de ensino. O artista é detentor de diversas conquistas, entre elas, o Grammy Latino, no ano de 2016.

Para o reitor da UFS, Professor Valter Joviniano, a educação – seja ela pública ou particular -, possui o poder transformar a vida de milhões de pessoas. “A Educação, sobretudo a brasileira, não deve ser tratada apenas como processo de condução do campo estudantil para o profissional; e, sim, oportunizar para a comunidade ampla interação e enriquecer de todo um contexto social e cidadã. É uma honra muito grande receber em nossa casa um artista conhecido pela música, mas que também tem produções literárias; um nobre defensor da luta, e do engajamento para com a temática do nosso evento que é: migração e solidariedade”, enfatizou.

Martinho da Vila

Nascido no Rio de Janeiro, em 1938, o cantor Martinho da Vila foi alfabetizado pelo pai, e posteriormente formou-se em Química Industrial pelo Senai.  Ele Trabalhou como contador e datilógrafo no Exército de 1956 a 1969. O nome Martinho da Vila decorre da relação que estabelece com a escola de samba Unidos de Vila Isabel em meados dos anos 1960, tornando-se o principal compositor e autor de enredos da agremiação.

Martinho da Vila é uma figura representativa na Música Popular Brasileira (MPB), com diversas contribuições no samba. Já na Literatura  é autor de 13 livros. Ele também conquistou mais dois títulos de Honoris da Causa, sendo um concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e outro pela Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo.

 

Fotos: Joel Luiz / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo