Por Stephanie Macêdo – Rede Alese*
Com o finalidade de realizar a integração de dados sobre a aplicação de Testes para a Covid-19 na população brasileira, a Fábrica de Software da Universidade Federal de Sergipe (KNUTH) desenvolveu um sistema que permite integrar os resultados de exames virais nos 5.570 municípios do país. A ferramenta online Monitora SUS, como é chamada pelos seus idealizadores, foi lançada pela UFS nesta última terça-feira, 5, e já pode ser acessada para cadastro através do seguinte endereço eletrônico: www.monitorasus.ufs.br
O professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que é o coordenador da KNUTH, Marcos Dósea, explicou que a proposta da ferramenta é reunir informações e gerar estatísticas a partir do monitoramento de doenças infectocontagiosas, auxiliando na gestão de saúde pública e na economia de recursos públicos.
“A plataforma possibilita que gestores dos estados e municípios brasileiros possam unificar os diagnósticos de testes rápidos e laboratoriais através de mecanismos de geolocalização para a realização de diversas análises. Por exemplo, o resultado do teste realizado em São Paulo por um morador de Aracaju, sendo notificado pelo Monitora SUS, ficará imediatamente disponível para os gestores do estado e do município de origem. O software gera estatísticas para os gestores estaduais e municipais sobre o número de testes realizados pelo própria gestão, mas também disponibiliza resultados da sua população testada, mesmo que esse teste tenha sido realizado em outro estado ou laboratório particular,” explicou Marcos Dósea.
Mapeamento
O coordenador ressaltou ainda que a ferramenta disponibiliza painéis com mapas georreferenciados da população testada por estados, municípios e bairros. Os mapas e gráficos são atualizados diariamente, após a integração dos dados usando um sistema de BI (Business Intelligence), que permite, inclusive, realizar previsões do número de pessoas curadas por localidade.
Foto: Pixabay
Com informações da UFS*