Dentro da audiência pública “A vez do Pedestre”, promovida nessa terça-feira (19), no plenário da Assembleia Legislativa, pelo vereador da capital, Lucas Aribé (PSB) e pelo deputado Georgeo Passos (PTC), a professora Carolina Marques Chaves Galvão, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fez uma exposição sobre um projeto de extensão que está sendo desenvolvido para garantir mais acessibilidade em Aracaju.
A proposta que será executada pela Prefeitura da capital é de que a cada semestre haja um avanço de dois quilômetros de recuperação de calçadas. “Estamos desenvolvendo um plano emergencial de recuperação de calçadas. Estamos oferecendo um projeto à PMA que vai executá-lo com a participação da comunidade. Vamos iniciar com um trabalho de sensibilização das pessoas, dentro do que entendemos como processo participativo”.
Em seguida, a especialista disse que a proposta será desenvolvida no Conjunto Augusto Franco. “Encontramos vários problemas de inclinações e calçadas elevadas por lá, dificultando os acessos. A proposta está sendo elaborada por alunos e professores da UFS e terá duração de um ano. Serão realizados estudos em áreas que irão receber a intervenção necessária. Esse é o nosso compromisso, junto com o Executivo e o Poder Legislativo”.
Da Agência de Notícias Alese
Foto: César de Oliveira