TV Alese será transmitida em canal aberto

Na última sexta-feira (07), a Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da pregoeira, Denise Vasconcelos G. Bendocchi e do coordenador técnico da TV Alese, Benildon Santana, disponibilizaram no sistema, o edital de licitação do tipo MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE, na modalidade PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2015, para aquisição de 01 (um) Sistema de Transmissão de Televisão Digital Terrestre para a Televisão Legislativa do Estado de Sergipe (TV ALESE), incluindo: instalação, ativação e treinamento.

O objetivo da implantação da TV Alese em canal aberto é garantir ao povo sergipano, e ao parlamento, modernidade e transparência, além de proporcionar à população o poder de exercer uma função mais fiscalizadora sobre os atos dos seus parlamentares.

De acordo com Benildon Santana, coordenador técnico da TV Alese, o sinal aberto será através do canal 48 em TV digital, funcionará pelo sistema de multiprogramação, que permite a transmissão de até quatro programações simultâneas, em sinal aberto e gratuito, onde haverá a inclusão das TVs Senado, TV Câmara Federal e TV Câmara Municipal, de forma simultânea. Ele ainda explicou que, quem ainda usa TV analógica, precisará utilizar um equipamento conversor chamado set-top box (STB) ou power box.

“O processo para implantação está em fase inicial e deverá ser concluído até o final deste ano e a elaboração do projeto técnico, de responsabilidade do Senado Federal, já está em fase avançada”, disse Benildon.

Para Marcos Aurélio, diretor de comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, o edital é fundamental, do ponto de vista da administração pública. “Uma vitória para Sergipe”, disse.  A partir de agora os fornecedores desses equipamentos irão apresentar suas propostas e no dia 31 de agosto acontecerá o pregão eletrônico. De posse do resultado, abre-se o prazo para questionamentos junto ao fornecedor, finalizando, a Assembleia Legislativa estará apta à compra dos equipamentos, explicou.

“É mais uma televisão de utilidade pública em Sergipe. Já estamos construindo parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sergipe, vamos construir parcerias com o Poder Judiciário e Ministério Público, para que esse canal seja utilizado para divulgar as ações desses poderes. Isso é um marco histórico na comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe”, finalizou Marcos Aurélio.

Valer ressaltar que o Acordo de Cooperação Técnica entre Senado Federal e Assembleia Legislativa de Sergipe, prevê ainda uma rádio FM, que deverá ter seu projeto iniciado no início do próximo ano.

O Edital completo e demais informações poderão ser adquiridos no endereço eletrônico:  https://www.al.se.leg.br//wp-content/alese//wp-content/alese///editais/pp0202015.pdf

Por Luciana Botto –  Agência de Notícias Alese

Arte: Camila Ramos