TV Alese: programação de 13 e 14 de outubro

Programa: ALÉM DA PAUTA
Tema Geral: Outubro Rosa

Quarta-feira, dia 13.10

TEMA: A prevenção e o tratamento ao câncer de mama
1 – PAULA SAAB: mastologista, membro da Comissão de Imagem Mamária da Sociedade Brasileira de Mastologia
2 – RENAN CARVALHO: médico oncologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE)

Quinta-feira, dia 14.10

TEMA: O apoio a mulheres em tratamento de câncer de mama
1 – ALINE SOUZA, presidente da Associação Mulheres de Peito

Programa: ELAS NO COMANDO

TEMA: Patrulha Maria da Penha Aracaju

Há dois anos, as mulheres vítimas de violência da capital sergipana passaram a contar com mais um serviço que presta segurança e acolhimento a elas, sobre as ações e o que mudou nos registros destes casos em Aracaju desde a implantação da Patrulha, vamos saber com a coordenadora da PMP em Aracaju, Vileanne Brito.

Quinta-feira, dia 14.10

TEMA:  Os 150 anos da Lei do Ventre Livre

A lei que estabelecia aos filhos da mulher escrava que nascerem no Império apartir da data que ela foi promulgada, seriam considerados de condição livre, ficando aos cuidados dos senhores donos de sua mãe ou do estado. A lei até hoje levanta questões entre estudiosos sobre a liberdade maternal das mulheres escravizadas e os interesses dos Senhores em manter os libertos ainda sob o regime de escravidão. Sobre o tema vamos conversar com a historiadora Maria Nely dos Santos Ribeiro e com Maria Carolina Monteiro, advogada e diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Prefeitura de Macapá-AP.

Programa: CONGRESSO EM PAUTA

Quarta-feira, dia 13.10

Tema: PL 1.347/21, que cria auxílio gás, é aprovado na Câmara dos Deputados.

Diante dos sucessivos aumentos dos derivados de petróleo, tramita no Congresso Nacional a proposta de criação do auxílio gás que contempla famílias de baixa renda com um valor periódico para aquisição do botijão. O projeto de lei 1.347 de 2021 de autoria do deputado federal Carlos Zarattini  foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora passa pela apreciação do Senado Federal.

Entrevistados:
1) Carlos Zarattini – deputado federal (PT-SP) –
2) Luiz Carlos – economista/UFS –

Quinta-feira, 14

Tema: Aprovada no Senado proposta que torna o CPF única identificação (PL 1.422/19).

O objetivo da proposição é estabelecer um único número ao cidadão para que ele possa ter acesso aos seus prontuários no SUS (Sistema Único de Saúde); aos sistemas de assistência e previdência social, tais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e registros no INSS; às informações fiscais e tributárias; ao exercício das obrigações políticas, como alistamento eleitoral e voto

Entrevistados:
1) Esperidião Amin – senador (PP-SC)
2) Julien Dutra – diretor Relações Institucionais Serasa