Na manhã dessa quarta-feira, (25), representantes da Guarda Municipal de Aracaju, da Polícia Militar de Sergipe, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram reunidos na sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para tratar do esquema de segurança do maior evento da América Latina, a 20ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE) da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece nos próximos dias 01, 02 e 03 de junho, em Aracaju.

 

Enilson Aragão. Foto: Jorge Henrique

Enilson Aragão. Foto: Jorge Henrique

Todas as tratativas de segurança no evento já estão traçadas. Segundo o diretor da Guarda Municipal de Aracaju, Enilson Aragão, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, através de seu secretário João Batista, tem grande preocupação em fazer um trabalho integrado nos diversos setores, como Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e SMTT.

 

“O objetivo é potencializar a segurança de todos os visitantes que frequentarão os lugares de maior fluxo: a Unit, local onde acontece o evento, os hotéis e o aeroporto. Há uma preocupação enorme em assegurar a vida de todos, já que se trata de um evento de grande porte em nosso Estado”, explica Aragão, acrescentando que a Guarda Municipal terá motos e ciclopatrulheiros durante os três dias da conferência.

 

Júlio Santos. Foto: Jorge Henrique

Júlio Santos. Foto: Jorge Henrique

Já o supervisor operacional da SMTT, Júlio César dos Santos, explica que guardas do órgão farão a orientação e segurança no trânsito nas vias principais em frente a Unit. “Teremos uma viatura com três agentes de trânsito para assegurar a travessia de pedestres e evitar congestionamento de veículos no local”.

 

No aeroporto, Júlio informa que uma área será isolada para passagem dos ônibus com autoridades que participarão da 20ª Conferência. Na orla de Aracaju, local onde a maioria dos participantes ficará hospedada, também haverá esquema de segurança. “Atuaremos na orla com mais uma viatura com três agentes de trânsito para monitorar o trânsito. No total teremos de 9 a 12 agentes no apoio da segurança em toda a região do evento”, detalha.

 

Alese preparada

 

José Américo. Foto: Jorge Henrique

José Américo. Foto: Jorge Henrique

O chefe de segurança da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), tenente coronel José Américo salienta que o evento será um sucesso. “Organizamos vários planos de segurança. Se seguirmos todas as orientações, não tem como dar errado”, assegura.

 

Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias