logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Teste do coraçãozinho para recém- nascidos é proposto por Luciano Bispo

Com o objetivo de salvar a vida de muitos bebês através da realização de exames  de detecção de doenças cardiológicas tanto na fase intra- uterina quanto nos recém-nascidos, atendendo a reivindicação de muitos profissionais da área de saúde, o presidente e deputado estadual Luciano Bispo (MDB), apresentou ao parlamento Projeto de Lei Nº 77/2018 que dispõe sobre a obrigação de realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nas maternidades do Estado de Sergipe.

De acordo com o PL, o exame de oximetria de pulso, também conhecido como o teste do coraçãozinho deve integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém-nascidos nas maternidades públicas e privadas. E deverá ser realizado ainda no berçário após as primeiras 24h de vida da criança antes da alta hospitalar.

O Projeto de Lei está  tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, seguindo para Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social.

Você sabe o que é oximetria de pulso?

A oximetria de pulso é um método não invasivo de monitorar continuamente a saturação de oxigênio da hemoglobina (SpO2 ou SaO2).

Embora a oximetria de pulso não substitua a medição da gasometria arterial, ela constitui um instrumento efetivo para monitorar alterações sutis ou súbitas na saturação de oxigênio.

Para que serve o exame?

É comprovado que 30 a 40 % dos recém-nascidos que possuem doenças no coração recebem alta da maternidade sem um diagnóstico apropriado de sua condição. A oximetria é o primeiro passo para diagnosticar casos de hipóxia, falta de oxigênio e problemas cardíacos.

Em alguns casos, apenas auscultar o bebê pode não ser o bastante para diagnosticar possíveis doenças como, por exemplo, a cardiopatia congênita crítica, por isso o teste do coraçãozinho torna-se tão importante. Com ele, ocorre o diagnóstico dos problemas e maiores males podem ser evitados.

 

Por Luciana Botto – Rede Alese, com Informações cpaps.com.br

Foto: Divulgação

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo