Por Ascom Parlamentar
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou Indicação 25/19, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), sugerindo a implantação de um teleférico no Parque Nacional da Serra de Itabaiana. “A nossa propositura visa a construção do teleférico, não apenas como um atrativo turístico, mas como um catalisador do desenvolvimento, através da geração de emprego e renda e do incremento da economia”, justificou a parlamentar, ao apelar ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que, junto a parceiros e órgãos competentes, busque forma de viabilizá-la.
Maria salientou que a Indicação está justificada em questões que, no seu entender, são fundamentais, como o fomento do turismo como instrumento de inclusão e de combate às desigualdades sociais por meio da geração do emprego e renda. Ela citou que as obras de infraestrutura que foram iniciadas na gestão do então governador Marcelo Déda e que têm possibilitado o deslocamento bem mais fácil dos turistas da capital ao interior, estimulando o turismo local, é outro fator a ser considerado. “Avaliamos, também, o fato de Itabaiana estar na base central do Estado e agregar municípios importantes no seu entorno, servindo de roteiro em razão do comércio e dos serviços que oferece a população”, disse, observando, ainda, que o município serve de passagem para a rota turística de Xingó, em Canindé do São Francisco.
A ideia da construção do teleférico na Serra de Itabaiana, lembrou Maria, surgiu em meados de 1998, após conhecer o modelo que funcionava em um pequeno parque na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. “Era um grande atrativo turístico. Pouco tempo depois, no exercício do meu segundo mandato, propus a implantação do teleférico, mas infelizmente, à época a nossa ideia não foi acolhida”, afirmou a deputada, ressaltando que a Serra de Itabaiana tem todas as condições necessárias para isso.
Maria destacou a importância do turismo como mola propulsora do incremento em todos os setores. “O Banco Central, em recente estudo mostrou que nos últimos dez anos, o turismo sempre esteve entre os dez principais itens na pauta do país. O setor representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto do país e gera algo em torno de 3 milhões de empregos diretos. Isso, por si só, já demonstra a importância dessa atividade. E foi pensando, sobretudo, nesse viés do desenvolvimento que propusemos a Indicação”, afirmou, lembrando da sua luta para que a Serra fosse transformada em Parque Nacional, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
“Naquela oportunidade, essa nossa iniciativa foi acolhida por Déda e pelo então superintendente do Ibama, Márcio Macêdo, e consolidada pelo então presidente Lula, através de Decreto, em junho de 2005. Então, o teleférico se somaria a tudo isso e, por fim, colocaria Itabaiana definitivamente no roteiro turístico do país”, argumentou a deputada.
Foto: Jadilson Simões