logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Técnicos ambientais criticam fusão de secretaria

Preocupados com a proposta da fusão da Semarh e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) anunciada pelo Governo de Sergipe como parte de uma reforma administrativa, servidores do Estado, técnicos ambientais, biólogos, engenheiros florestais, e militantes da causa ambiental estiveram na Casa Legislativa para apelar aos deputados pela não aprovação do Projeto de Lei  de nº  139 de 2018, enviado pelo Poder Executivo ao Legislativo, quando ocorre na data de hoje, 19, a votação dos projetos de lei.

Segundo os manifestantes, PL emitido pelo Governo do Estado trata-se de um retrocesso para a formulação e implantação de políticas públicas de Meio Ambiente para nosso Estado. De acordo com a engenheira Florestal, Laura Jane Gomes,  a propositura do apelo aos parlamentares é de que eles possam interferir e quebrar uma continuidade de uma política de Estado.

“Porque existe uma política nacional de meio ambiente onde a Semarh é componente deste sistema. Estamos vendo com muita preocupação este acontecimento. Há muitos prejuízos com essa fusão. São prejuízos ambientais , sociais e econômicos. Pensando em médio e longo prazo, gerações futuras vão sentir esta perda, porque você enfraquece o desenvolvimento sustentável, ninguém aqui é contra o desenvolvimento. Acreditamos que deva ter produção agrícola, pecuária  e mineração desde que concilie com meio ambiente . O econômico não pode estar acima do ambiental e do social. A gente ver os três na mesma esfera. As políticas públicas ambientais no Brasil, federais , vem justamente para pensar e repensar este modelo de desenvolvimento”, expôs a professora e engenheira florestal.

Projeto 139 de 2018 foi aprovado pelas Comissões de Constituição e Justiça,  que verifica a constitucionalidade da lei. Projeto ainda será votado pelo plenário ao final da votação de hoje.

 

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo