Teatro na escola auxilia no processo de ensino-aprendizado

A Companhia de Artes Alese, projeto criado através da Assembleia Legislativa de Sergipe, visa levar às comunidades oficinas artísticas e esquetes teatrais educativas, como ação pedagógica capaz de auxiliar no processo educacional de forma a imprimir ou despertar sentimentos e valores em crianças e jovens, facilitando a reflexão e discussões acerca de temas que permeiam o ambiente escolar, bem como promover o desenvolvimento integral do aluno, visando ampliar o conhecimento, sensibilidade e tolerância entre as pessoas de modo geral e, especificamente, no caso do teatro na escola, entre os membros da comunidade escolar.

Mônica Moreira, coordenadora da Cia de Artes Alese,  acredita ainda que o teatro é uma atividade potencialmente produtiva no universo escolar, capaz de promover habilidades essenciais para o desenvolvimento integral do aluno, que, muitas vezes, são negligenciados pela grade curricular.

A Cia de Artes Alese nasceu no dia 01 de setembro de 2015, é formada  pelos atores: Talita Calixto, Lidhiane Lima, Eden Brisio e Tinho Torquato que também é o diretor artístico, sob a coordenação de Mônica Moreira. Com 3 espetáculos carro- chefes, com duração de 40 minutos, apresentados em escolas públicas e comunidades do Estado de Sergipe, além de apresentações em eventos públicos. Vale ressaltar que algumas ações da CIA  de Artes foram realizadas junto com o Ministério Público de Sergipe.

Nesses 3 anos de fundação, participaram do Festival de Inverno de Garanhuns/PE- grande vitrine do teatro brasileiro, bem como produziram e montaram esquetes que foram apresentadas nas plenárias legislativas de acordo com solicitação dos deputados, a exemplo das temáticas: Violência Contra a Mulher, homenagem do Dia das Mães, das Mulheres, o poeta João Sapateiro, Quintina Diniz, entre outros. Peças que falam na prática, a vivencia do ambiente  na transmissão do conhecimento pelo diálogo lúdico, mais humanizado.

Por Luciana Botto- Rede Alese

Foto: Cia de Arte Alese