Talysson volta a pedir Leitos de UTI para Itabaiana

Assessoria

A questão da falta de leitos de UTI no Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, foi mais uma vez debatida com o governo do Estado, desta vez em uma audiência nessa terça-feira, 22, com o governador Belivaldo Chagas, solicitada pelo prefeito Adailton Sousa, com a participação do deputado estadual Talysson de Valmir, PL. Foram apresentados dados referentes aos atendimentos unicamente relacionados a covid em Itabaiana e discutida a necessidade e a viabilidade da instalação de leitos de UTI no hospital de Itabaiana.

Conforme os dados apresentados pela prefeitura de Itabaiana, o Centro de Atendimento a Covid, que funciona diariamente das 7h às 19h, exclusivo para atendimento a casos suspeitos de covid, só esse ano já realizou 12.740 consultas médicas e 11.248 em enfermarias, no geral totalizando 65 mil procedimentos já realizados. “Os números demonstram o compromisso da prefeitura, com a saúde pública. Mas é preciso melhorar a estrutura de saúde do município para atender a população. O Hospital Regional de Itabaiana tem enfrentado problemas para atender o paciente que agrava. Sem leitos de UTI o atendimento fica comprometido. A Instalação de UTIs no referido hospital objetiva melhor atender a população e salvar vidas”, observa Talysson.

O governo alega que o Hospital Regional Garcia Moreno não dispõe hoje de estrutura para receber leitos de UTI. Acontece que a unidade hospitalar tem absorvido a grande demanda da região Agreste. Porém, sem poder cuidar de quadros agravados, os pacientes são quem sofrem. No encontro também foram discutidas alternativas que serão avaliadas pela equipe técnica da Prefeitura de Itabaiana sobre o viés estrutural, financeiro e de recursos humanos. “Com uma melhor estrutura de saúde na região, a demanda no hospital tende a reduzir. Nosso objetivo é e sempre será ajudar nosso povo nesse período difícil de Pandemia do coronavírus”, disse Talysson.