Talysson tem sancionados projeto que valorizam a cultura

Por Ascom Parlamentar

Dois Projetos de Lei de autoria do deputado estadual Talysson de Valmir, PL, que fortalecem a cultura sergipana, acabam de ser sancionados pelo governador Belivaldo Chagas. O primeiro confere o título de Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe à tradicional Encenação da Paixão de Cristo, realizada no Povoado Mangabeira, em Itabaiana. O segundo dá ao Casamento do Tabaréu de Malhador o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

Tradição em Itabaiana, a encenação da Paixão de Cristo é uma marca da religiosidade do povo de Itabaiana, em especial do Povoado Mangabeira, onde é realizado. “A encenação faz parte do calendário religioso em Itabaiana. Envolve muitos moradores e atrair inúmeras pessoas. Era preciso reconhecer e conferir a esta importante tradição religiosa o status que merecia”, diz Talysson.

Já o Casamento do Tabaréu é realizado há 50 anos em Malhador. A brincadeira faz parte do calendário junino do município e ajuda a movimentar a economia local. O parlamentar explica que a iniciativa do projeto foi pensada justamente para reconhecer e preservar a brincadeira. Talysson destaca o papel das manifestações culturais na formação e na memória da sociedade. “É preciso valorizar as diferentes manifestações culturais e religiosas do nosso Estado”, diz.