logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Talysson quer retorno da “Carreta da Mulher”

FOTO: JADILSON SIMÕES

Por Assessoria do Parlamentar

Com foco na necessidade de garantir às mulheres a prevenção contra o câncer, sobretudo o de mama, que é o tipo mais comum a esse público, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, apresentou nesta quarta-feira, 02, à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, indicação direcionada ao governador Belivaldo Chagas e à secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, solicitando o retorno das atividades da “Carreta da Mulher”.

O parlamentar destaca que a pandemia do novo coronavírus, que eclodiu no Brasil a partir de março, fez com que as pessoas se recolhessem em casa, inclusive evitando a ida ao médico, mesmo que se sentissem mal. “Temos visto médicos alertando para uma explosão de notificações de casos de câncer no pós-pandemia. A quarentena está fazendo com que muitos diagnósticos sejam retardados e isso complica o quadro. Quando falamos em câncer, precisamos correr contra o tempo”, alerta Talysson.    

Quando entrou em atividade em abril do ano passado, a Carreta da Mulher tinha como meta a realização de aproximadamente 40 procedimentos/dia, entre mamografias e ultrassonografias. Talysson destaca que a unidade precisa retornar à atividade e atender principalmente a população carente, sobretudo no interior do estado, que não tem meios de buscar atendimento particular de saúde. “São pessoas que não têm recursos para adotar um comportamento preventivo em relação a saúde. O papel do parlamentar é buscar agir nas necessidades da população. Imagine a dificuldade que uma mulher carente do interior tem para realizar uma mamografia”, destaca o deputado.

A Carreta da Mulher é uma espécie de consultório ambulante, por meio do qual o Estado leva  o exame preventivo com gratuidade às mulheres por todo o estado. O Câncer de Mama é uma doença causada pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. “A detecção precoce reduz a mortalidade por proporcionar agilidade no início do tratamento adequado, entretanto entre as comunidades mais pobres o acesso à esse tipo de cuidado não é facilmente encontrado, o que faz com que muitas mulheres nunca tenham feito o exame preventivo. E é por isso que solicitamos dos nobres pares a aprovação da indicação supra, considerando sua importância para o cuidado com a saúde das mulheres”, completa o parlamentar.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo